Geral
Ativista climática é presa em Paris após colar cartaz em pintura de Monet
Mulher é membra de coletivo ambientalista que já atacou obras de Leonardo da Vinci e Eugène Delacroix

Uma ativista foi presa neste sábado (31), por colar um grande cartaz adesivo em uma tela de Monet no Museu d’Orsay, em Paris, para chamar atenção para a emergência climática, informou a agência de notícias AFP.
'Paredes com Propósito': Artista gaúcho lança projeto para pintar casas e escolas atingidas pelas enchentes no RS
Ficção climática: Conheça a nova safra de livros que reflete a crise ambiental
A ativista é membro do coletivo ambientalista Riposte Alimentaire (Resposta Alimentar), que defende a produção sustentável de comida. Em um vídeo que rodou a rede social X, a mulher é vista colando um cartaz adesivo avermelhado, que mostra uma terra devastada, na tela “Campo de Papoulas”, do mestre do impressionismo francês.
— Essa imagem de pesadelo nos aguarda, porque nenhuma alternativa está sendo construída — diz a ativista no vídeo.
Pintado em 1873, o quadro (que não estava protegido por vidro) mostra pessoas caminhando num campo de papoulas.
O Risposte Alimentaire assumiu a autoria de diversos atentados contra obras de arte recentemente, sempre com o objetivo de protestar contra a inação das autoridades diante das mudanças climáticas. Entre outros protestos, o grupo jogou sopa na “Mona Lisa”, quadro de Leonardo da Vinci, abrigado no Museu do Louvre, e na tela “Primavera”, de Monet, no Museu de Belas Artes de Lyon.
No mês passado, membros do grupo colaram folhetos no quadro “A Liberdade guiando o povo”, de Eugène Delacroix, no Louvre. Em abril, dois ativistas do Riposte Alimentaire foram presos no Museu d’Orsay, acusados de preparar um ataque.
Segundo a AFP, o museu ainda não se manifestou sobre o estado da pintura de Monet.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
3DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5NA PRISÃO
Collor recebe proposta de emprego com salário mínimo para reduzir pena, diz portal