Geral
Arroz importado pelo governo deve chegar aos supermercados em 40 dias
As primeiras toneladas de arroz importado para suprir os estoques aqui no Brasil, depois da tragédia no Rio Grande do Sul, devem começar a chegar, de fato, aos supermercados e demais estabelecimentos comerciais em cerca de 40 dias. A informação é do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
O carregamento do arroz agulhinha tipo 1 será comprado via leilão público e vai custar 20 reais o pacote de cinco quilos.
"O arroz vai chegar com uma embalagem com o preço destinado, porque tem uma subvenção do governo. O governo está fazendo isso para controlar o exagero de preço, a especulação financeira de 30% a 40% em 30 dias. Não é concebível uma situação como essa. E ele [o arroz] deve chegara às gôndolas dos supermercados a partir de 30 a 40 dias. "
Na semana passada, estava prevista a divulgação do edital de leilão de compra de 300 mil toneladas. Mas, o anúncio foi adiado depois que o governo constatou um aumento no preço do produto por parte de países do Mercosul. Por isso, ainda não está definido se esse arroz virá mesmo de nossos parceiros da América do Sul, sem pagar tarifa de importação, ou do sudeste asiático, um dos maiores produtores do mundo.
O ministro, em entrevista ao programa Bom dia Ministro, da EBC, acrescentou: a importação não se trata de uma afronta aos produtores gaúchos.
"O arroz é a base da alimentação do brasileiro. O arroz, o feijão... Ter genter querendo criar um movimento especulativo em cima da tragédia? o governo precisa coibir isso. De forma alguma é afrontar os produtores"
O ministro disse, ainda, que o governo já vinha debatendo, mesmo antes dessa tragédia climática, a falta de estoques de grãos e cereais. A ideia, inclusive, é fazer um plano safra descentralizado, estimulando o cultivo de milho, trigo, arroz, feijão e mandioca em diversas regiões. E descentralizar também o seguro rural. O anúncio do Plano Safra deve sair em 30 dias.
Geral Medida tenta conter alta no preço depois da castátrofe climática no RS Brasília 29/05/2024 - 11:10 Leila dos Santos / Eliane Gonçalves Priscilla Mazenotti Arroz; Estoque Regulador; Enchentes; RS; Especulação de Preço quarta-feira, 29 Maio, 2024 - 11:10 2:27
Mais lidas
-
1BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte
-
4OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas
-
5PERSEGUIÇÃO
Casal tenta fugir da polícia com R$ 6 mil em drogas e é preso em Arapiraca