Economia
Transportes sobem 0,77% no IPCA-15 de maio ante queda de 0,49% em abril, revela IBGE

Os preços de Transportes subiram 0,77% em maio, após queda de 0,49% em abril. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), divulgado nesta terça-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O grupo deu uma contribuição positiva de 0,16 ponto porcentual para o IPCA-15, que subiu 0,44% no mês.
Os preços de combustíveis tiveram alta de 2,10% em maio, após recuo de 0,03% no mês anterior. A gasolina subiu 1,90%, após ter registrado queda de 0,11% em abril, enquanto o etanol avançou 4,70% nesta leitura, após alta de 0,87% na última.
O Estadão/Broadcast calcula o impacto de cada grupo no IPCA-15 com base na variação mensal e no peso mensal disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra). O resultado pode ter divergências pontuais com o impacto divulgado pelo IBGE, que considera mais casas decimais do que as disponibilizadas publicamente na taxa de cada item.
Mais lidas
-
1HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
2ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA
-
3NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
4FUTEBOL
Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF que se candidatou ao cargo máximo na CBF
-
5METEOROLOGIA
Saiba qual a previsão do tempo neste fim de semana em Alagoas, segundo a Semarh