Geral

Em meio a falência, Livraria Cultura deve abrir loja em Higienópolis, em São Paulo

Unidade do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, fechou há quase dois meses; empresa está em recuperação judicial desde 2018

Agência O Globo - 27/05/2024
Em meio a falência, Livraria Cultura deve abrir loja em Higienópolis, em São Paulo

Quase dois meses após fechar sua unidade no Conjunto Nacional, em São Paulo, a Livraria Cultura anunciou em suas redes sociais a abertura de uma loja em Higienópolis, bairro da capital paulista. A nova unidade daquela que foi uma das principais redes de livrarias do país deve ocupar um casarão na Avenida Angélica.

O anúncio da nova loja foi feito de forma discreta. No perfil da Cultura no Instagram, foi compartilhada apenas uma foto do imóvel. Já a página do casarão foi mais explícita: "Em breve, aqui no nosso bairro e na nossa casa!! LIVRARIA CULTURA!! Seja bem vinda!", diz a publicação.

A Livraria Cultura enfrenta um processo de falência e a loja do Conjunto Nacional fechou e abriu várias vezes no último ano e meio, seguindo uma série de decisões judiciais. A loja, por fim, foi alvo de uma ação de despejo. Segundo os proprietários, os aluguéis não pagos desde abril 2020 já somavam R$ 15 milhões.

Leonora Monnerat: Ficção cristã é tendência forte no mercado de livros, diz diretora da HarperCollins Brasil

A rede entrou em recuperação judicial em 2018, assim como a Saraiva, que fechou de vez no ano passado.

O casarão em Higienópolis que deve hospedar a nova loja da Cultura foi erguido na década de 1920, de acordo com o estilo neocolonial, e já abrigou uma agência bancária.

O GLOBO tentou contato com o CEO da Cultura, Sérgio Herz, para confirmar a informação, mas não houve retorno.