Alagoas
Arsal é a primeira agência reguladora do país a receber certificação do Ministério da Gestão

O desafio e compromisso assumidos há cerca de um ano resultaram na certificação, com nota 91,64, da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). O certificado, na categoria bronze, é o primeiro concedido a uma agência reguladora do país. O reconhecimento foi dado pelo Ministério da Gestão, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação, após a Arsal aderir ao sistema Gestão.gov.br, voltado a órgãos que operam com recursos oriundos de transferência da União.
O modelo de governança e gestão pública tem como principal objetivo aprimorar as organizações, otimizar fluxos e práticas e maximizar eficiência. Em termos práticos, colaboram para conduzir políticas públicas e prestar serviços de interesse da sociedade. Com a agência reguladora mais eficiente a fiscalização dos serviços públicos regulados se torna mais objetiva, beneficiando o cidadão e o estado de Alagoas.
Desde a adesão, em outubro de 2023, os técnicos da agência alagoana fizeram curso de gestão de risco, além de dar prosseguimento a algumas práticas já implementadas como treinamento de colaboradores, curso de elaboração de projetos, carta de serviços, indicadores de desempenho, além do planejamento estratégicos e seu monitoramento sistemático, resultando no melhoramento da performance como um todo.
E o reconhecimento veio, agora, com a certificação, cuja solenidade de entrega acontece já no mês de junho. A presidente da Arsal, Camila Ferraz, comemorou o reconhecimento junto ao corpo técnico da agência. Relembrou que a adesão foi assinada durante o Fórum Regional das Transferências, promovido pelo Ministério aqui em Alagoas, e que o desempenho excepcional mostra a dedicação e compromisso da Arsal com recursos públicos e serviços regulados.
“Estou especialmente feliz porque a certificação mostra o nosso empenho e ser a primeira agência reguladora do país a receber este certificado, nos leva a acreditar que estamos adotando as melhores práticas e ferramentas de gestão”, avaliou.
Para a coordenadora da ação, Adriana Maia, a certificação demonstra o compromisso da Arsal com a transparência e a eficiência na gestão dos serviços públicos a ela delegados, promovendo uma gestão de confiança para sociedade a que demanda a qualidade dos serviços prestados.
Nos processos internos, a certificação qualifica as estratégias e planos, melhorando a qualidade, minimizando os erros e retrabalhos, além de otimizar o uso de recursos públicos. Isso resulta em um melhor atendimento aos cidadãos, com maior agilidade na resolução dos problemas, tornando a prestação dos serviços públicos mais eficiente.
A entrega oficial do certificado acontece durante o Fórum Nacional, em junho.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
3PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
4AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas