Economia
BC: Pesquisa de Crédito aponta condições favoráveis para consumo PF e grandes empresas

O Banco Central publicou nesta quinta-feira, 23, os resultados da Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC), com as avaliações dos bancos sobre o primeiro trimestre as expectativas para os três meses seguintes.
De acordo com as instituições financeiras, as condições de oferta de crédito têm sido relativamente mais favoráveis, principalmente para grandes empresas e no segmento de consumo para as famílias. Por outro lado, as condições para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) têm sido menos favoráveis, afetadas ainda pela preocupação com a inadimplência.
A pesquisa mostra ainda que o crédito habitacional para as famílias tem melhorado, embora o custo e a disponibilidade de funding ainda sejam limitadores.
"A demanda de crédito no primeiro trimestre foi mais forte em todos os segmentos, exceto no segmento de pessoa física habitacional. Para o segundo trimestre, as expectativas de demanda são favoráveis em todos os segmentos. A queda na taxa de juros tem aparecido como principal fator", afirma o documento. "A inadimplência para MPMEs no segundo trimestre deve manter tendência de elevação, enquanto para os demais segmentos deve ficar relativamente estável", completa o BC.
Mais lidas
-
1OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
2OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
3CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas
-
4OBITUÁRIO
Médica Paula Domingues Kotovics morre aos 43 anos e deixa legado de dedicação à saúde e autoestima em Maceió
-
5QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas