Internacional

Mais de 30 flamingos foram mortos em colisão com aeronave na Índia

Ambientalistas temem que excesso de construções e tráfego intenso no céu de Mumbai possam resultar em mais mortes

Agência O Globo - 22/05/2024
Mais de 30 flamingos foram mortos em colisão com aeronave na Índia
Mais de 30 flamingos foram mortos em colisão com aeronave na Índia - Foto: Reprodução/internet

Um voo da companhia aérea Emirates, que passava pela cidade de Mumbai, uma das mais populosas da índia, causou a morte de cerca de 39 flamingos. Apesar do acidente, o avião que transportava mais de 300 passageiros pousou em segurança na noite de segunda-feira. O episódio despertou críticas de ambientalistas, que alertam para os riscos de preservação da espécie em uma área tão movimentada.

Crime na Suíça: À beira do Lago de Zurique, homem nu mata mulher e fere outras pessoas

Desmaios e desidratação: Macacos morrem ao cair das árvores em meio a onda de calor no México

As autoridades do país, contudo, afirmam que ainda não está claro se as aves se desviaram da sua rota normal. Ao pousar, um porta-voz da Emirates comunicou à mídia local que o voo que chegava de Dubai estava “envolvido em uma colisão com pássaros ao pousar”.

"A aeronave pousou com segurança e todos os passageiros e tripulantes desembarcaram sem ferimentos. No entanto, infelizmente, vários flamingos foram perdidos e a Emirates está cooperando com as autoridades no assunto”, diz a nota.

As mortes vieram à tona depois que um grupo de crianças em Ghatkopar, um subúrbio de Mumbai, avistou carcaças dos bichos na estrada. Os moradores, então, informaram aos órgãos responsáveis ​​ que os flamingos mortos estavam espalhados por um raio de 500 metros, segundo o jornal Indian Express.

— Cerca de 29 carcaças foram encontradas na noite de segunda-feira e outras dez na manhã de terça-feira — disse o oficial florestal Amol Bhagwat ao portal de notícias.

Imagens na TV mostraram voluntários e autoridades recolhendo carcaças ensanguentadas do chão.

Preservação em risco

Para os ambientalistas, o acidente pode ter ocorrido como resultado das aves terem que mudar de rota enquanto voavam em direção a um santuário próximo. Um dos críticos culpou os cabos de energia instalados na área:

— É provável que os flamingos estivessem tentando ultrapassar essas linhas de alta tensão e tenham sido pegos de surpresa e atingidos pelo avião — disse o ativista Stalin D ao Indian Express.

Novas construções perto das áreas costeiras de Mumbai também foram alvo de críticas. Não é de hoje que os ambientalistas levantam preocupações sobre um aeroporto próximo em Navi Mumbai, lagoa que também é conhecida pela presença da ave. Eles temem que a presença, a construção e o tráfego do aeroporto possam resultar em mais mortes de flamingos.

Todos os anos, milhares de flamingos migram para Mumbai por volta de novembro, fazendo das zonas úmidas da cidade a sua casa durante alguns meses. A breve estadia é um evento muito aguardado pelos habitantes locais, que se reúnem em grande número para admirar e fotografar os visitantes cor-de-rosa.