Internacional
Mais de 30 flamingos foram mortos em colisão com aeronave na Índia
Ambientalistas temem que excesso de construções e tráfego intenso no céu de Mumbai possam resultar em mais mortes
Um voo da companhia aérea Emirates, que passava pela cidade de Mumbai, uma das mais populosas da índia, causou a morte de cerca de 39 flamingos. Apesar do acidente, o avião que transportava mais de 300 passageiros pousou em segurança na noite de segunda-feira. O episódio despertou críticas de ambientalistas, que alertam para os riscos de preservação da espécie em uma área tão movimentada.
Crime na Suíça: À beira do Lago de Zurique, homem nu mata mulher e fere outras pessoas
Desmaios e desidratação: Macacos morrem ao cair das árvores em meio a onda de calor no México
As autoridades do país, contudo, afirmam que ainda não está claro se as aves se desviaram da sua rota normal. Ao pousar, um porta-voz da Emirates comunicou à mídia local que o voo que chegava de Dubai estava “envolvido em uma colisão com pássaros ao pousar”.
"A aeronave pousou com segurança e todos os passageiros e tripulantes desembarcaram sem ferimentos. No entanto, infelizmente, vários flamingos foram perdidos e a Emirates está cooperando com as autoridades no assunto”, diz a nota.
As mortes vieram à tona depois que um grupo de crianças em Ghatkopar, um subúrbio de Mumbai, avistou carcaças dos bichos na estrada. Os moradores, então, informaram aos órgãos responsáveis que os flamingos mortos estavam espalhados por um raio de 500 metros, segundo o jornal Indian Express.
— Cerca de 29 carcaças foram encontradas na noite de segunda-feira e outras dez na manhã de terça-feira — disse o oficial florestal Amol Bhagwat ao portal de notícias.
Imagens na TV mostraram voluntários e autoridades recolhendo carcaças ensanguentadas do chão.
Preservação em risco
Para os ambientalistas, o acidente pode ter ocorrido como resultado das aves terem que mudar de rota enquanto voavam em direção a um santuário próximo. Um dos críticos culpou os cabos de energia instalados na área:
— É provável que os flamingos estivessem tentando ultrapassar essas linhas de alta tensão e tenham sido pegos de surpresa e atingidos pelo avião — disse o ativista Stalin D ao Indian Express.
Novas construções perto das áreas costeiras de Mumbai também foram alvo de críticas. Não é de hoje que os ambientalistas levantam preocupações sobre um aeroporto próximo em Navi Mumbai, lagoa que também é conhecida pela presença da ave. Eles temem que a presença, a construção e o tráfego do aeroporto possam resultar em mais mortes de flamingos.
Todos os anos, milhares de flamingos migram para Mumbai por volta de novembro, fazendo das zonas úmidas da cidade a sua casa durante alguns meses. A breve estadia é um evento muito aguardado pelos habitantes locais, que se reúnem em grande número para admirar e fotografar os visitantes cor-de-rosa.
Mais lidas
-
1MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
2REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa acalorada na Câmara: Salomão Torres insiste na corrida pela presidência da Casa com apoio do prefeito-imperador
-
5NEGADA A MATERIALIDADE
Os 5 policiais militares acusados da morte do servente Jonas são absolvidos após julgamento