Geral
Menino de 7 anos engole um lápis de 10 cm e organismo não sofre nenhum dano; entenda
Radiografias revelaram que o lápis estava alojado no estômago, porém, objeto saiu inteiro menos de 24 horas depois

Um menino de 7 anos engoliu acidentalmente um lápis de 10 cm e ele “milagrosamente”, como os médicos consideraram, passou pelo organismo e trato intestinal sem causar nenhum acidente em menos de 24 horas depois. O garoto, cuja identidade não foi revelada, reside no Nepal.
Os médicos afirmaram que o menino esperou 4 horas antes de procurar atendimento médico e não ficou claro porque ele ingeriu o lápis ou se já o fez antes. Profissionais da Faculdade de Medicina e Hospital Universitário de Katmandu disseram acreditar que o caso é o primeiro desse tipo. Mas os médicos notaram que os hábitos urinários do garoto eram “normais” e que ele estava “ativo e brincalhão” durante todo o processo.
As radiografias do tórax e abdômen do menino revelaram que o lápis estava alojado no estômago. O menino foi mantido em observação por oito horas, orientado a beber bastante líquido e autorizado a comer apenas uma banana.
Uma segunda varredura mostrou que o lápis estava próximo à junção ileocecal, uma válvula muscular que separa o intestino delgado e o intestino grosso.
Ele deveria fazer outra radiografia oito horas depois, mas enquanto esperava, a mãe do garoto revelou que ele havia evacuado o objeto inteiro “como um único pedaço longo”. Os médicos realizaram um terceiro exame que não encontrou vestígios do lápis no trato gastrointestinal do menino.
Ele recebeu alta no dia seguinte e não precisou de consulta de acompanhamento. Escrevendo no jornal Radiology Case Reports, os médicos disseram que a ingestão de “corpos estranhos” era comum entre crianças de seis meses a seis anos de idade.
Cerca de 80% a 90% dos casos de “corpos estranhos gastrointestinais” desaparecem involuntariamente, sem necessidade de intervenções. No entanto, pode ser “muito difícil” que um corpo estranho longo e pontiagudo passe naturalmente devido a quatro estreitamentos principais no abdômen, revelaram os profissionais.
Corpos estranhos de madeira muitas vezes também não podem ser identificados com raios X devido à sua radiolucidez. Mas, neste caso, as digitalizações conseguiram detectar o revestimento interno de grafite do lápis.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição
-
2NESTE SÁBADO
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão em Maceió
-
3INTERNAÇÃO
Bolsonaro pode ter alta hospitalar neste domingo
-
4FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Em nota, PM afirma que jovem Lincoln atirou contra guarnição, mas que irá apurar a atuação policial