Esportes

Estádio do Corinthians completa uma década de vida neste sábado: veja números, fatos e curiosidades

Casa do clube paulista e de Copa do Mundo completa 10 anos desde a estreia, marcado por boa média de público, uma relação histórica com o futebol feminino e o alto aproveitamento da equipe masculina

Agência O Globo - 18/05/2024
Estádio do Corinthians completa uma década de vida neste sábado: veja números, fatos e curiosidades

No dia 18 de maio de 2014, a Neo Química Arena, chamada de Arena Corinthians na época, estreava o seu gramado para uma partida de futebol. O timão tinha pela frente o Figueirense. Apesar da expectativa por um início com o pé direito na sua nova casa, foi o clube catarinense que roubou a cena e conseguiu uma vitória de 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado por Giovanni Augusto.

Entenda: Gabigol 'perde' a camisa 10 do Flamengo, mas deve seguir com o número na Libertadores

Veja imagens: Elenco do Grêmio volta a treinar em São Paulo após 15 dias parado

Apesar da estreia decepcionante, o time do Parque São Jorge virou a primeira página da Arena Corinthians rapidamente, para construir novos capítulos em seu estádio. Antes dos momentos de glória do clube, o estádio seria usado para uma competição de peso: a Copa do Mundo de 2014.

COPA DO MUNDO DE 2014

A primeira partida do Mundial do Brasil foi entre a seleção da casa e a Croácia, na Neo Química Arena. O primeiro gol da competição foi marcado por um brasileiro, só que contra. Marcelo acabou empurrando a bola para as próprias redes, após boa jogada de Olic pela esquerda.

Apesar de sair atrás no placar, a seleção brasileira conseguiu arrancar a virada e venceu a Croácia vpor 3 a 1. Os gols foram marcados por Neymar (2x) e Oscar. Com o resultado positivo, a equipe comandada por Felipão conseguiu apagar o revés corintiano em estreias na Arena.

Além da estreia, a casa do Corinthians recebeu outras cinco partidas na Copa do Mundo, uma nas oitavas e outra na semifinal. Durante o torneio, a arena estava com uma arquibancada extra — que aumentou a capacidade do estádio para 68 mil torcedores. Com isso, os seus cinco maiores públicos aconteceram durante a o Mundial.

ALTO APROVEITAMENTO NA ARENA

Em 2015, o primeiro completo de sua história, a casa do timão passou por seu primeiro ano de glória. Sob comando de Tite, o clube paulista conquistou o Campeonato Brasileiro, com direito a recorde de pontuação — que viria a ser superada quatro anos depois pelo Flamengo de Jorge Jesus.

Dois anos após o primeiro título com a sua nova casa, o Corinthians voltou a conquistar o Brasileiro — em 2017. Além do título nacional, a equipe comandada por Carille também levou o estadual daquela temporada. Dessa maneira, a Neo Química Arena consolidou a parceria de sucesso com o clube, nos anos iniciais.

A partir dali, tudo mudou para o timão. Vindo de uma sequência vencedora, o clube paulista passou a arcar com as consequências de seguidas más gestões. Em 2018 e 2019, até conseguiu levar o tricampeonato consecutivo do estadual. No entanto, os resultados nas competições nacionais já não eram mais os mesmos e o Corinthians não estava mais brigando por títulos desta magnitude.

Nos anos em que era dominante no futebol brasileiro, o clube de São Jorge tinha aproveitamentos impressionantes dentro de sua casa. Com a mudança de fase, o Corinthians seguiu indo bem dentro da Neo Química Arena, mas teve uma iminente queda, em relação aos tempos de glória.

No total, o Corinthians disputou 338 partidas na sua casa — até o momento. Com 196 vitórias, apenas 48 derrotas e 532 gols marcados, o aproveitamento geral é de 67%.

FUTEBOL FEMININO

O Corinthians vem sendo a grande potência do futebol feminino no país, há alguns anos. Com cinco títulos do Campeonato Brasileiro em seis anos, a equipe comandada por Arthur Elias, hoje treinador da seleção, fez história.

Além do clube, a torcida corintiana também abraçou o projeto vencedor do futebol feminino. Dos cinco maiores públicos da história, o timão possui quatro deles. A disponibilização da Neo Química Arena para os jogos decisivos das "brabas", como são chamadas, apesar de ainda ser pouco, é histórico para a modalidade.

PÚBLICO NA ARENA

Desde que estreou, em 2014, a casa do Corinthians vem colecionando ótimos públicos. No total, quase 9,5 milhões de torcedores já compareceram ao estádio em jogos da equipe principal masculina. A média é de 28 mil por partida.

A torcida do timão sempre foi reconhecida por apoiar o time nos bons e maus momentos, e os números da Neo Química Arena são a prova disso. Mesmo nos anos mais recentes, em que o time não entregou resultados em campo, a casa do Corinthians se manteve ocupada em boa parte.

VENDA DO NAMING RIGHTS

O Corinthians sempre teve dificuldade para pagar as parcelas dos financiamentos de sua casa, para a Caixa Econômica, que fazia sua dívida crescer ano a ano. Com o objetivo de acelerar este processo, o clube decidiu vender os Naming Rights da Arena para o grupo Hypera Pharma, em setembro de 2020.

Ficou acordado entre as duas partes, que seriam pagos R$ 300 milhões divididos em 20 parcelas anuais para uma exploração de 20 anos. Ou seja, o timão receberia R$ 15 milhões por temporada. Dessa maneira, o Corinthians autorizou a exploração do nome do estádio, que passou a se chamar "Neo Química Arena".

VEJA OS RECORDISTAS DA ARENA