Alagoas
Sesau capacita odontólogos da VII Região de Saúde sobre atendimento a cardiopatas na Atenção Primária
A
Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu mais uma capacitação para
odontólogos sobre o atendimento a cardiopatas na Atenção Primária. Desta vez, a
ação foi voltada para os técnicos da VII Região de Saúde e aconteceu nesta
sexta-feira (17), no auditório do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib
Jatene, em Maceió.
O ciclo de oficinas em saúde bucal é voltado para profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) dos 102 municípios alagoanos. A ação está sendo dividida por regiões de saúde e tem como tema “Risco de endocardite infecciosa no atendimento odontológico e manejo do paciente anticoagulado”.
Os municípios que compõem a VII Região de Saúde são Coité do Nóia, Taquarana, Limoeiro de Anadia, Arapiraca, Craíbas, Major Isidoro e Jaramataia. Ainda integram este grupo as cidades de Batalha, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Campo Grande, Olho D’Água Grande, Traipu, Belo Monte e Jacaré dos Homens.
Essa é a terceira capacitação de uma série de seis, conforme destacou a supervisora do Programa Estadual de Saúde Bucal, odontóloga Maria de Lourdes Mota. De acordo com ela, a capacitação irá assegurar que os pacientes cardiopatas recebam assistência odontológica qualificada quando necessitarem de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) municipais.
“A capacitação dos odontólogos municipais é fundamental, pois irá assegurar que o atendimento aos pacientes com problemas cardíacos seja aperfeiçoado e, deste modo, atenda às especificidades de cada um dos usuários, garantindo a segurança cínica que necessitam", destacou a odontóloga.
O cirurgião dentista Charles Emanuel, que atua no município de Olho d'Água Grande, participou da capacitação e ressaltou a importância da iniciativa. "Considero a capacitação muito importante para os dentistas se manterem atualizados quanto à assistência que deve ser prestada aos pacientes cardiopatas, uma vez que atuamos na Atenção Básica, por meio das Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada para o SUS [Sistema Único de Saúde], frisou.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Policiais Militares são afastados após morte de menor em abordagem
-
2COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
3CASO GABRIEL LINCOLN
Familiares do jovem morto em Palmeira dos Índios se reúnem com a SSP nesta terça-feira
-
4SEGURANÇA
Secretário de Segurança e Comandante da PM recebem familiares do jovem Gabriel Lincoln
-
5CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel