Esportes

Silvio Luiz participou de primeira transmissão de TV interestadual no Brasil; relembre

Antes de ser locutor esportivo, jornalista vivenciou a disputa entre as duas principais emissoras nos primeiros anos de TV no país

Agência O Globo - 16/05/2024
Silvio Luiz participou de primeira transmissão de TV interestadual no Brasil; relembre
Silvio Luiz - Foto: Reprodução / internet

Morto na manhã desta quinta, aos 89 anos, Silvio Luiz ficou marcado como um dos principais locutores esportivos do país. Mas sua importância para a TV brasileira vem desde antes da primeira narração. O jornalista fez parte da primeira transmissão interestadual em território nacional.

O episódio ocorreu em 26 de maio de 1956 e é narrado no livro "Olho no Lance", biografia de Silvio Luiz escrita por Wagner William. Funcionário da TV Record, de São Paulo, o jornalista caminhou pelo calçadão da praia de Copacabana e entrevistou banhistas e pessoas que passavam por ali. Muito antes de ser conhecido pelos bordões, o repórter ainda entrou num dos apartamentos em frente à orla para entrevistar uma moradora.

Nada muito diferente do que ainda ocorre hoje em dia. Mas com o diferencial de, pela primeira vez, as imagens saírem do Rio e chegarem até São Paulo.

O ineditismo era tão grande que as pessoas questionaram o que Silvio e seus companheiros de equipe faziam com todos aqueles equipamentos no local. Curiosos pediram para entrar no caminhão de transmissão.

O episódio fez parte de uma espécie de guerra tecnológica entre a TV Record e sua principal concorrente, a carioca TV Tupi. Pouco antes, a emissora de Assis Chateaubriand havia largado na frente com uma transmissão de Santos para São Paulo, a primeira entre duas cidades.

Depois de responder, a Record ainda iria mais longe com a transmissão do amistoso entre Brasil e Itália, direto do Maracanã, 1º de julho daquele mesmo 1956. O jogo foi visto ao mesmo tempo de Rio e São Paulo vencido pela seleção da casa por 2 a 0 diante de 95 mil torcedores.