Alagoas
Lacen é referência na análise genômica para a saúde pública de Alagoas
O Laboratório
Central de Alagoas (Lacen/AL), vinculado à Secretaria de Saúde do Estado
(Sesau), é referência para a Rede Estadual de Saúde. Nele, são realizadas
análises de amostras de pacientes com suspeita de dengue e também a
identificação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
O gerente do Lacen/AL, Anderson Brandão, ressaltou que, como referência no suporte às ações de vigilância epidemiológica e ambiental, a análise genômica é um trabalho de rotina na unidade, mas é intensificada durante os períodos sazonais da doença. “O Lacen/AL vem trabalhando bastante para fazer o diagnóstico de dengue e identificar as variantes da doença no Estado. Nós possuímos alguns subtipos de dengue que circulam no Estado e no Brasil e, por isso, precisamos monitorar esses sorotipos, pois a depender deles, podemos vir a ter surtos da doença”, informou.
Anderson Brandão explicou também que no Lacen/AL as amostras são processadas seguindo um mesmo critério nacional, que impossibilita falhas nos resultados analisados. “São técnicas avançadas, sensíveis e específicas, que não permitem que tenhamos falhas quando detectamos aquele microrganismo presente naquela amostra. Durante a análise, realizamos o procedimento adequado de extração do material genético e identificamos dentro do material a presença do vírus. Diagnosticando o vírus da dengue, passamos para uma nova etapa, que é a sorotipagem, realizada por técnicas de biologia molecular”, enfatizou.
Em Alagoas, o gerente do Lacen/AL destaca que já foram diagnosticadas quatro sorotipos. “No Lacen/AL conseguimos identificar dentro daquela amostra positiva, qual é o sorotipo de dengue que está circulando, seja em um determinado município, bairro ou surto. E isso faz com que a vigilância epidemiológica consiga atuar da forma mais efetiva e acertada para debelar a situação. Atualmente, temos o sorotipo 1, tipo 2, tipo 3 e tipo 4”, disse Anderson Brandão.
A secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesau, Thalyne Araújo, exalta a importância do Lacen/AL para Alagoas. “O Estado trabalha diretamente com os 102 municípios, incentivando que eles monitorem os casos e tragam as amostras para o Lacen/AL, que é o único do Estado que faz a análise genômica, não apenas para dengue, mas para outros vírus”, frisou.
Mais lidas
-
1ASSASSINATO
Homem é morto a tiros na Cafurna em Palmeira dos Índios
-
2HUMILHAÇÃO
CSE em crise: Ex-Prefeito, Prefeita Luisa Duarte e Vice Sheila abandonam time na torcida em campo e no bolso
-
3BRIGA CONTINUA
Luísa Duarte dá publicidade inédita ao repasse do duodécimo de R$ 765 mil; valor expõe sobra de mais ou menos R$ 420 mil na Câmara
-
4SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
5PAGOU O PATO
CSE demite técnico Fernando Tonet após derrota acachapante para o CRB