Economia

Febraban faz alerta sobre golpes envolvendo doações para vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul

Entidade orienta que pessoas confiram com atenção todos os dados do pagamento e se o beneficiário é realmente quem vai receber o dinheiro, ao fazerem transferências usando chaves Pix

Agência O Globo - 08/05/2024
Febraban faz alerta sobre golpes envolvendo doações para vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul
Febraban faz alerta sobre golpes envolvendo doações para vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul - Foto: Reprodução/internet

A ação de criminosos — que se aproveitam da solidariedade da população nas doações às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul — levou a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) a emitir um alerta contra golpes. A entidade chama a atenção dos cidadãos para que confiram com atenção todos os dados do pagamento e se o beneficiário é realmente quem vai receber o dinheiro, quando fizerem uma doação por transferência bancária, usando uma chave Pix.

Viu isso?: Projeto que retoma imposto sobre importados até US$ 50 será analisado hoje na Câmara dos Deputados

Saiba mais: Caixa libera saque do FGTS por calamidade para moradores de Magé (RJ) afetados pelas chuvas

Outro golpe é aplicado por meio de links falsos — enviados por e-mail ou aplicativo de mensagens — e de engenharia social, que enganam o cidadão para que ele forneça dados confidenciais, além de realizar transações financeiras para contas de golpistas.

“Muitos criminosos estão aproveitando o momento de comoção pública para criar chaves Pix e pedir dinheiro para sua própria conta. Quando for doar, confira o nome do beneficiário, empresa ou ONG e esteja certo se eles estão realmente fazendo campanhas de ajuda às vítimas. Também é muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca”, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Confira ainda: Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira, aponta pesquisa

Ainda de acordo com a Febraban, já foram contabilizados R$ 20 milhões em doações diretas da Febraban e dos bancos — Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual, Banco do Brasil e Caixa — para auxiliar no socorro aos moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas inundações no estado.

"Os bancos também têm parcerias com entidades civis locais e estão mobilizando clientes e funcionários para doações às vítimas", informou a entidade.