Economia
Medalha olímpica, air fryer e varinha do Harry Potter: veja itens curiosos e mais esquecidos em carros de aplicativo
Uber compila, anualmente, os objetos mais deixados para trás pelos passageiros, além de itens "incomuns"

Além de uma grande dor de cabeça para o usuário, esquecer algo num carro de aplicativo é algo mais comum do que se pensa. Mas se engana quem acha que apenas itens corriqueiros como o celular ou a carteira são deixados para trás pelos passageiros após viagens. De uma aliança de casamento, uma air fryer e até uma varinha do Harry Potter, pertences, digamos, mais "incomuns" já acabaram esquecidos nos veículos.
Os dados foram divulgados pela Uber. No ano passado, a empresa registrou casos curiosos. Até mesmo uma medalha olímpica foi deixada para trás, além de um filtro de barro, um chinelo e um tênis sem par (sim, apenas um pé), duas espadas de São Jorge, uma pá e uma enxada, e até 40 pizzas e um cento de pastel.
Mas, claro, objetos mais comuns são os mais esquecidos. Assim como em 2022, a categoria de “mochilas e bolsas” lidera o ranking, seguidos por aparelhos tecnológicos (celulares e câmeras), roupas, guarda-chuvas e chaves, respectivamente. Confira:
Mochilas / Bolsas
Celulares / Câmeras
Roupas
Guarda-chuvas
Chaves
Dinheiro
Carteira
Garrafa de água
Copos
Jóias / Relógios / Maquiagem
Já as cidades mais “esquecidas” de 2023 são Itajaí e Florianópolis, em Santa Catarina, além de Brasília. A capital maranhense, São Luís, liderava o ranking em 2022 e agora aparece em 5º lugar. Entre as novidades na lista em relação ao ano passado estão Santos (SP), que se junta a Itajaí como os dois únicos municípios que não são capitais e estão no “top 10”.
Itajaí
Florianópolis
Brasília
Vitória
São Luís
Curitiba
Campo Grande
Salvador
Goiânia
Santos
Além disso, mais uma vez datas que antecederam as festas de final de ano se mostraram os mais propícios para desembarcar sem algum pertence importante:
23 de dezembro de 2023
22 de dezembro de 2023
16 de dezembro de 2023
Como recuperar um objeto esquecido em uma viagem
Para encontrar um item esquecido em uma viagem, a empresa orienta entrar em contato diretamente com o motorista parceiro da Uber por telefone, usando o próprio app, assim que perceber que esqueceu o objeto.
Se o usuário deixar seu próprio telefone em uma viagem com a Uber, a opção é acessar sua conta por um computador.
"Importante frisar que, de forma a ressarcir o motorista por seu deslocamento para devolver um item, uma taxa de devolução é cobrada dos usuários pela devolução e é repassada integralmente ao motorista parceiro", informou a empresa.
Veja o que fazer:
Se estiver com o celular, abra o menu tocando no ícone superior à esquerda, toque em Suas Viagens e selecione a opção que você deixou algo no carro.
Toque em Itens perdidos.
Toque em Entrar em contato com meu motorista sobre um item perdido.
Deslize para baixo, digite o número de telefone que você gostaria de ser contatado e clique em enviar.
Se o item perdido foi justamente seu telefone pessoal, acesse o site uber.com/ajuda e faça o login em sua conta. No menu Problemas com uma viagem específica e reembolsos clique em Itens Perdidos, depois em Entrar em contato com o motorista sobre um objeto perdido e digite o número de telefone de um amigo.
Mais lidas
-
1CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel
-
2FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
3CIDADE EM CHOQUE
Morte de Lincoln Gabriel: vídeos mostram possibilidade de execução do menor
-
4COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
5TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição