Economia

Efeito Madonna: supermercados de Copacabana esperam aumento de 18% nas vendas

Com alta expectativa para o evento, lojas montam operação especial para garantir vendas

Agência O Globo - 02/05/2024
Efeito Madonna: supermercados de Copacabana esperam aumento de 18% nas vendas
Efeito Madonna: supermercados de Copacabana esperam aumento de 18% nas vendas - Foto: Reprodução / internet

O show da Madonna só acontece no sábado (dia 4), quando 1,5 milhão de pessoas deverão se reunir na Praia de Copacabana para ver a rainha do pop, mas a apresentação já movimenta a economia da cidade. E não se trata apenas da rede hoteleira, cuja capacidade já atingiu os 97% de lotação. Os supermercados da região esperam um aumento de 18% nas vendas e já estão com seus estoques preparados para o evento.

'Inflação Madonna': preços na orla de Copacabana sobem mais que no réveillon e reservas em quiosques chegam a custar R$ 4 mil

Vai emendar o dia na praia com o show da Madonna? Veja dicas de como se cuidar para curtir a apresentação sem sustos

Uma pesquisa feita pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), com os supermercados da região de Copacabana, revelou que é esperado um aumento de 18% de vendas, além de uma média de 10,5% de crescimento no estoque das lojas.

— Momentos como esse são boas oportunidades para os supermercados testarem inovação. (Vale) Aproveitar o timing de um acontecimento histórico e também marcar a fidelidade do cliente — comenta o presidente da Asserj, Fábio Queiróz.

A expectativa dos supermercados do bairro tornou o show da Madonna comparável ao réveillon carioca. E, por isso, os comércios do local já preparam uma operação especial. Especialista em varejo, Erlon Labatut diz que os mercados podem apostar em ativações de vendas e promoções de alguns produtos para "surfar nesse ‘boom’ provocado pelo show".

— É também inteligente observar a dinâmica do bairro em grandes eventos, mapear os históricos de compra durante essas datas e, assim, conseguir estar uns passos à frente com estratégia — explica.

Supermercados preparam operação especial

No Supermercados Princesa, por exemplo, houve reforço no quadro de funcionários, além de um aumento de 10% do estoque. O esperado por lá é que as vendas cresçam 12%.

— A expectativa é muito grande para as vendas, não tem como não ser. Aumentamos o estoque de bebida e estamos nos preparando para o sábado — afirmou Silvio Nunes, gerente da filial do Supermercados Princesa, agora Rede Economia, em Copacabana.

Show da Madonna: busca por passagens de ônibus aumenta até 900%, e rodoviária terá até cover da diva pop

No mesmo bairro, o gerente Pedro Gonzales, loja do Zona Sul, revela que os pedidos foram feitos recentemente e garantiu ter uma percepção de vendas até maior, perto dos 20%. A loja ainda aposta nas vendas por impulso, colocando snacks pendurados na altura da vista, em diversas gôndolas.

O mesmo acontece na unidade do Supermarket Copacabana, onde caixas de cervejas e bebidas estão estocadas por toda a loja. No próximo sábado haverá também reforço na operação para evitar filas e ter velocidade de reposição.

— Esperamos um aumento de 20% das vendas, mesmo já sendo uma loja com bastante saída de bebidas — afirmou Clauzen Castro, gerente do Supermarket Copacabana.