Variedades

Oito vezes em que Madonna reinou no universo da moda

De lingerie a batom vermelho, a artista que se apresenta na praia de Copacabana no próximo sábado (4) influencia comportamentos e o modo de se vestir ao longo de décadas

Agência O Globo - 02/05/2024
Oito vezes em que Madonna reinou no universo da moda
Madonna - Foto: Reprodução

A influência de Madonna não se limitou ao mundo da música. A cantora sempre foi considerada também uma referência na moda, propondo novas formas de expressão femininas através do que usava. Ao longo da carreira, a Rainha do Pop se transformou inúmeras vezes, determinada a encarnar a essência de cada um de seus trabalhos e fases. Desde a primeira metamorfose, fãs de todo o mundo atribuíram o status de diva fashion a ela, adotando seus looks ousados e inovadores e levando-os para as ruas.

Há mais de 20 anos trabalhando com moda, a especialista criativa Maria Claudia Pompeo entende que o repertório musical da estrela pop e os figurinos escolhidos para cada momento de sua história pessoal e de sua carreira influenciam gerações de meninas e mulheres a explorarem suas múltiplas facetas.

— Madonna faz um contraponto inteligente ao trazer a delicadeza do mundo feminino, com as lingeries e um visual mais ‘virginal’, mas carregá-lo com elementos do rock e do punk, como os coturnos e as maquiagens pesadas, por exemplo. Ela consegue dizer que é mulher, mas que também é forte. Que é delicada e feminina, mas que tem seus desejos e ambições.

Maria Claudia destaca ainda que a artista é “muito antenada” e que dificilmente perderia a relevância: — Madonna se mantém curiosa e conectada com o que está acontecendo no mundo até os dias de hoje.

A compositora de hits como “Hung Up” e “Material Girl” vai se apresentar na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, neste sábado (4). Aberta e gratuita para o público, a apresentação da artista deve receber mais de um milhão de pessoas. A musa promete arrasar na setlist e encantar os fãs brasileiros com seus novos looks. Confira oito vezes que Madonna ditou moda e lançou tendências – algumas que ainda perduram e atravessam gerações.

'Cone bra': lingerie à mostra

Foi durante a turnê “Blond Ambition”, em 1990, que Madonna redesenhou os limites entre a sensualidade e a intimidade femininas com um look com a lingerie aparecendo. Em parceria com o estilista francês Jean Paul Gaultier, ela exibiu o icônico corset nude com o sutiã em formato de cone, o “cone bra”. A peça foi inspirada nas roupas íntimas da década de 1950, principalmente nos sutiãs estilo “bullet”. Não foi o primeiro contato da mídia com o corset, já que ele havia sido exposto nas passarelas francesas oito anos antes. Apesar de ter sido considerado polêmico por muitos, o visual roubou a cena e conquistou espaço fixo nos cabides de milhares de admiradores da artista.

Em processo cíclico, a moda contemporânea adotou a expressão “look underwear” para classificar o visual inventado por Madonna há quase 25 anos. Conhecida entre amantes da moda, a proposta é expor uma lingerie em meio a outras peças, para atribuir um toque mais sensual.

Roupas masculinas; o estilo boyish

A partir das roupas, a Rainha do Pop propôs o seguinte questionamento: quais são as posições de poder reservadas às mulheres na sociedade? Para transmitir a mensagem, Madonna passou a incorporar, desde a década de 80, elementos tradicionais da moda masculina. O blazer oversized e os ombros exagerados compuseram muitos looks icônicos da it girl, como o conjunto preto usado no Grammy de 2014. Nos clipes “Who's that Girl?”, de 1987, “Express yourself”, de 1989, e “Me against the music”, feito em parceria com Britney Spears em 2003, Madonna transformou uma simples alfaiataria em uma marca de protesto e militância feminina.

Em inúmeras tonalidades, o terno oversized é um queridinho das blogueiras de moda. A peça é recomendada para aqueles que desejam passar uma imagem mais séria e confiante, em um estilo “Madonna” de se comunicar. Nem todos sabem do simbolismo dos blazers para a artista.

Jeans dos pés à cabeça

Se as lojas de roupa ainda exibem peças jeans nas vitrines, certamente há alguma influência do estilo controverso da compositora. Nos anos 80, Madonna adotou as peças com silhuetas amplas ou versões oversized de jaquetas e bermudas jeans. Ela usou e abusou de looks nesse estilo. Com uma calça de cintura baixa e uma jaqueta, a it girl surgiu com o look jeans no clipe “Ray of Light”, de 1998.

Top Cropped; sexy e divertido

Madonna foi determinante para a popularização do top cropped, peça aclamada pela Geração Z e pelos Millennials. Ele era usado nos looks esportivos e de academia dos anos 80, como sobreposição (com macacões e bodies por baixo) ou com roupas de cintura alta. A diva revolucionou o cropped ao usá-lo com a barriga de fora, dando ênfase às curvas, um comportamento considerado “ousado demais” para o período. Foi em um ensaio fotográfico de 1985, com Ken Regan, que ela inovou e estampou a capa de incontáveis revistas ao redor do mundo com a barriga de fora.

Camisetas com frases

“Italians do it better”, ou melhor “Italianos fazem isso melhor”. Assim é estampado o busto da camiseta que a estrela usou no clipe “Papa Don’t Preach”, lançado em 1986. Desde então, as regatas e camisas com frases de efeito viraram uma peça básica do guarda-roupa feminino. Despretensiosamente (ou não), Madonna deu start à tendência das camisetas com frases de efeito bem-humoradas, irônicas e com duplo sentido. Apesar do apogeu nos anos 2000, a moda ainda é apreciada pelo público.

— São símbolos e signos muito específicos nas camisetas com frases. No ‘Papa Don’t Preach’, ela usa uma camiseta preta que fala da sua origem ítalo-americana. A Madonna causou muito nos anos 80 porque criou símbolos e frases de efeito em uma época em que as mulheres ainda não se manifestavam tanto assim nas lutas — reforça Maria Claudia.

‘Russian Red’; o batom feito para Madonna

Vermelho escarlate. Este é o tom do batom criado especialmente para Madonna pelos fundadores da “MAC Cosmetics”, Frank Toskan e Frank Angelo. Parte indispensável dos looks de Madonna na turnê “Blonde Ambition Tour”, realizada no ano de 1990, o “Russian Red” marcou presença em todos os 57 shows da pop star. Mais tarde, tornou-se o batom de fundo vermelho mais vendido da marca, até o “Ruby Woo”, a versão matte do produto.

‘Divine’; o perfume inspirado nas curvas da estrela

Acredita-se que, além das referências familiares e do mundo da moda, Jean-Paul Gaultier tenha se inspirado no conhecido corset bege, usado por Madonna e desenhado por ele próprio, para dar forma e vida ao perfume “Divine”, em 1993. A fragrância prometia exaltar a “feminilidade autêntica” ao mesmo tempo em que entregava uma experiência glamourosa com a embalagem dourada aos consumidores. O perfume foi um sucesso e ainda é procurado pelos admiradores de Madonna.

Cabelo louro

Último destaque, mas igualmente marcante: a cabeleira dourada. Dos fios platinados ao loiro amarelado, Madonna marcou o mundo das madeixas ao reinventar a maneira de se expressar com as diversas nuances do tom. O loiro mais conhecido da artista, em uma tonalidade mais clara, nasceu no lançamento de seu segundo álbum, “Like a Virgin”, em 1984. Para a missão de clarear as madeixas, Madonna contou com a ajuda da estilista marroquina Mariupol, uma amiga de longa-data. Nesse mesmo álbum, a pop star se inspirou na atuação de Marilyn Monroe em “Os Homens Preferem as Loiras”, de 1953, para estrelar o clipe “Material Girl”.

— Mais uma vez, ela fez um protesto em forma de música e de coreografia.

Como Marilyn no filme, Madonna usa os homens ao redor dela, mas canta com uma letra muito provocadora. Ela está falando ‘querido, só quero o seu dinheiro mesmo’ — conclui aos riso.