Brasil
Acreditamos no Jornalismo

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso com a liberdade de imprensa, dezenas de jornais de toda a América Latina publicam hoje, sexta-feira (3), um anúncio especial em celebração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Esta iniciativa conjunta envolve meios de comunicação de língua espanhola e portuguesa, membros de prestigiadas associações de mídia como ADEPA da Argentina, ANJ do Brasil, AMI da Colômbia, ANP do Chile, AEDEP do Equador, AMI da Espanha, MX Media Alliance do México, CPP do Peru, APIMPRENSA de Portugal, entre outros membros da SIP-IAPA (Associação Interamericana de Imprensa) e WAN-IFRA (Associação Mundial de Editores de Notícias).
O anúncio é parte da campanha "Acreditamos no Jornalismo", criada originalmente pela agência de publicidade espanhola Portavoz para a AMI Espanha em 2020. A campanha foi projetada para reafirmar os valores do jornalismo responsável, honesto e transparente, e hoje serve como um ponto de união para a mídia em várias nações ao reiterar o compromisso com a missão de informar com integridade.
Esta ação coletiva reflete a necessidade contínua de autoavaliação na indústria jornalística para melhorar a qualidade da informação oferecida às comunidades. Ela enfatiza o papel essencial dos jornalistas em fornecer informações claras e úteis, e em valorizar o jornalismo de qualidade como a ferramenta cidadã mais eficaz contra a desinformação e as notícias falsas, que tanto ameaçam a harmonia social.
Ao divulgar a mensagem, os meios de comunicação e as associações envolvidas reforçam a importância de manter viva a essência do trabalho jornalístico e os compromissos eternos dos profissionais de mídia com a sociedade. Eles destacam, também, a necessidade de uma imprensa livre e plural em ambientes democráticos, onde o direito à informação e a liberdade de expressão são fundamentais.
Este esforço conjunto visa assegurar que, nas comunidades de língua espanhola e portuguesa, nunca falte acesso a meios de comunicação comprometidos com os princípios democráticos e a vocação de servir ao público de forma imparcial e responsável.
Mais lidas
-
1TRANSPORTE
Arapiraca inicia obras do VLT com investimento de R$ 200 milhões
-
2ELEIÇÃO ESMAGADORA
Com ampla vitória, Ronaldo Medeiros assume comando do PT em Alagoas e promete renovação partidária
-
3COMPARECEU EM MASSA
PT realiza eleição interna com forte disputa em Alagoas e mobilização histórica em Palmeira dos Índios
-
4TRAVOU
Indicação ao STJ emperra por impasse político entre Lula, Lira e JHC, aponta colunista
-
5ELEIÇÃO TRANQUILA
Silvano Vieira é eleito presidente do PT em Rio Largo; chapa estadual de Ronaldo Medeiros também vence no município