Internacional

Passagem de tornado em cidade chinesa deixa cinco mortos e fere outros 33; vídeos

Região sofre com chuvas intensas nos últimos dias de abril, e 100 mil precisaram deixar suas casas

Agência O Globo - 28/04/2024
Passagem de tornado em cidade chinesa deixa cinco mortos e fere outros 33; vídeos
Passagem de tornado em cidade chinesa deixa cinco mortos e fere outros 33; vídeos - Foto: Reprodução/internet

Um tornado deixou cinco mortos e feriu outras 33 pessoas ao passar pela cidade chinesa de Guangzhou, neste sábado, segundo autoridades locais. O fenômeno atingiu o distrito de Baiyun e danificou 141 edifícios de fábricas.

'Nossa vizinhança desapareceu': mais de 20 tornados atingem os Estados Unidos e deixam rastro de destruição; vídeos

‘Conteúdo obsceno’: por que influenciadora morta a tiros e outros cinco foram condenados à prisão no Iraque

Nenhum prédio residencial colapsou por conta do tornado, segundo a agência Reuters. Vídeos que circulam nas redes sociais mostra como foi o fenômeno:

O tornado foi classificado como de intensidade três, em uma escala que vai até cinco. Estações meteorológicas na região registraram rajadas de vento de até 20,6 metros por segundo por volta das 15h.

Cerca de 19 milhões de pessoas moram na cidade, capital da província de Guangdong, região que sofre com chuvas intensas nos últimos dias de abril. Mais de 100 mil tiveram de deixar suas casas na província, onde cidades foram inundadas pelas tempestades. Segundo a agência de notícias oficial chinesa Xinhua, o mês não terminou ainda, mas o acumulado já é mais que o dobro da média de abril para a região.

Toda a região do Delta do Rio das Pérolas foi afetada nos últimos cinco dias. As perdas, segundo o jornal People’s Daily, chegam a US$ 20 milhões. Normalmente, a estação das chuvas em Guangdong começa em maio ou junho. Mas este ano não apenas as tempestades chegaram antes quanto em maior intensidade.

A região é uma importante produtora de arroz e plantações inteiras foram submersas e completamente perdidas. Na cidade de Qingyuan, a água nas ruas chegou a quase dois metros de altura. Também ficaram alagadas Cantão e as cidades de Xaoguan, Zhaoging e Jiangmen. Porém, as fábricas dessa região que produzem suprimentos para grandes empresas como Samsung, Apple, Huawei e Tesla não pararam.