Artigos

Terço Mariano

Laurentino Veiga 27/04/2024
Terço Mariano
Laurentino Veiga

“Nas aparições de Nossa Senhora, em Fátima, recomendou a Mãe de Deus com particular empenho à devoção do Rosário como meio de alcançar a paz”. Pois bem, na Primeira Aparição ocorrida no dia 13 de maio de 1917, Lisboa, vivia-se a Primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918), momento em que aconselhou aos três pastorinhos (Lúcia, Jacinta, Francisco) que rezassem diariamente o Terço Mariano para que chegasse ao fim da guerra e alcançar a paz no mundo.

No mesmo dia e ano (13.09.1917), Lisboa, a Virgem Santíssima insistiu mais uma vez na necessidade da recitação diária do Terço Mariano, como meio de conseguir o fim da Guerra Mundial que ensanguentava o mundo. Na Terceira Aparição, Lisboa (13.10.1917), consentiu em revelar sua identidade às três crianças, utilizando estas simples palavras: “Eu sou a Senhora do Rosário”. Não poderia haver maior prova de apreço da Mãe de Deus por esta devoção.

No ano 2018, empreendi um Tour à Europa. Visitei Alemanha, Holanda, Espanha, França e Portugal, nação-irmã desde o descobrimento do Brasil em 1500. Lá, estive in loco na Basílica de Nossa Sra. de Fátima. Adquiri uma vela do meu tamanho, rezei pedindo perdão de meus pecados e, ao mesmo tempo, saúde, prosperidade, humildade a Maria Santíssima.

Diuturnamente, rezo o Terço Mariano através da Rede Vida com os Padres Lúcio Cesquin, Juarrez, Márcio Tadeu, João Paulo Santos. Aproveito o ensejo e rezo também, as Novenas do Pai Eterno, São José. Como católico, devoto da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, rendo homenagens mil ao Santo Papa Francisco. Diga-se de passagem, As Aparições de Nossa Sra. de Fátima simbolizam a fé em Deus, nos santos e nos anjos.

Segundo São João Paulo II, o Terceiro Milênio nasceu toldado de apreensões e tragédias. Porém, o Santo Padre fez raiar no mundo uma verdadeira aurora de esperança. Pois é, na oração do Rosário que está a verdadeira solução para os problemas modernos, sejam eles na ordem pública, como no âmbito privado.

Valem as tentativas da política, se almas continuam exacerbadas e são capazes de um novo olhar no coração. Quem pede, para difundir tais sentimentos, senão o próprio Deus exatamente nessa perspectiva? O Rosário se revela uma oração particularmente indicada, de acordo com o inolvidável Papa João Paulo II.

Por fim, rezar o Terço Mariano alcança as graças de Jesus Cristo, o amor de Nossa Sra. de Fátima, acoplado aos desejos dos santos e santas que coroaram a Mansão Celestial. De fato, todo católico deve orar pela paz, principalmente no século XXI que as guerras europeias ameaçam os Continentes no planeta terra.