Política

'Quem fala mal ou bem vai receber': Lula diz que vai distribuir material com realizações do governo a parlamentares

Presidente afirmou que mandou produzir o conteúdo e que todos os congressistas têm a 'obrigação' de saber o que acontece no país

Agência O Globo - 26/04/2024
'Quem fala mal ou bem vai receber': Lula diz que vai distribuir material com realizações do governo a parlamentares

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que vai distribuir para todos os deputados federais e senadores um material contendo as ações do seu governo realizadas desde janeiro de 2023, quando assumiu o Palácio do Planalto pela terceira vez. O chefe do Executivo participou da inauguração de uma fábrica de insulina em Nova Lima (MG), Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O presidente afirmou que mandou produzir o material e que todos os parlamentares tinham a "obrigação" de saber o que acontece no país, independente se ser da base ou da oposição.

— Eu estou distribuindo agora, Haddad, eu nem te falei isso, mandei preparar tudo o que nós fizemos em 14 meses e vou distribuir para cada deputado na Câmara dos Deputados, e para cada senador. Todos eles vão receber. Quem é do governo, quem não é do governo, quem fala mal, quem fala bem, todos eles. E eles têm que saber o seguinte: podem continuar acreditando no que quiserem, mas tem obrigação de saber o que está acontecendo no país deles — afirmou Lula durante a inauguração de uma fábrica de insulina em Minas Gerais.

Lula enfrenta mais um momento de turbulência na relação do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional, agravada pela briga entre o ministro Alexandre Padilha, responsável pela articulação política, com o presidente da Câmara, Arthur Lira.

Lira já havia rompido o diálogo com Padilha, no fim do ano passado. Desde então, as conversas com o presidente da Câmara têm sido feitas pelo ministro da Casa Civil. Rui Costa, e com o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

No começo da semana, após um encontro com Lira, Lula minimizou os atritos e afirmou que 'não há divergências que não possam ser superadas'. Há expectativa que Lula se reúna agora com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A decisão de procurar Lira e Pacheco foi tomada por Lula na sexta-feira em uma reunião com ministros do núcleo político do Planalto e líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso.