Esportes

Com só três líderes de grupo, Brasil tem início irregular na Libertadores; veja chances de cada um

País tem dois lanternas em suas chaves na metade da fase anteior ao mata-mata

Agência O Globo - 26/04/2024
Com só três líderes de grupo, Brasil tem início irregular na Libertadores; veja chances de cada um

Com a metade do andamento da fase classificatória da Libertadores de 2024, as campanhas dos sete clubes brasileiros não se mostram tão dominantes como nas últimas edições da competição. Até o momento, dois times estão na última colocação, enquanto somente três lideram dos oito grupos.

Botafogo e Grêmio têm o pior cenário entre os brasileiros, já que só pontuaram na terceira rodada e, por isso, ainda se encontram na lanterna, mas com chances reais de classificação. Ambos estão com três pontos, sendo que os líderes de cada grupo também têm cinco pontos até então. Normalmente, a equipe que alcança dez pontos consegue avançar ao mata-mata, pelo menos, no segundo lugar. Para isso acontecer, o alvinegro e o tricolor gaúcho precisam de mais duas vitórias e um empate nos três jogos restantes.

Já Flamengo e São Paulo estão em uma situação melhor na segunda posição de seus grupos, porém, já não dependem só de si para garantir a liderança. Como só ganhou uma das três partidas disputadas até aqui, o rubro-negro soma apenas quatro pontos (1 vitória e 1 empate) e perdeu o último jogo contra o Bolívar, então líder, na altitude de La Paz. Enquanto o tricolor paulista vem de duas vitória seguidas, uma em casa e outra fora, após perder na estreia. Ainda assim, ele está a um ponto do primeiro lugar, ocupado pelo Talleres-ARG.

Os líderes Fluminense, Palmeiras e Atlético-MG respiram com mais tranquilidade e precisam do próprio desempenho para permanecer no topo da tabela. Entre os três, o time das Laranjeiras é o que tem menos pontos, com cinco até agora e apenas um atrás do segundo e terceiro, o que mostra um grupo totalmente em aberto. Já o Galo tem 100% de aproveitamento com nove pontos e o Porco acumula duas vitórias e um empate, em meio a uma virada histórica por 3 a 2, fora de casa, em cima do Independiente del Valle-EQU na última partida.

Confira o levantamento do GLOBO com as chances de classificação dos sete clubes brasileiros na Libertadores:

Botafogo - 35,45%

Grêmio - 39,61%

Flamengo - 70,70%

São Paulo - 93,90%

Fluminense - 77,49%

Palmeiras - 93,62%

Atlético-MG - 98%