Esportes

'Cansado… daqui a pouco a maca vem buscar', diz Romário após primeiro treino com time do America

Jogador marcou e deu passe para gol em rachão feito em campo reduzido, que terminou em 4 a 1

Agência O Globo - 25/04/2024
'Cansado… daqui a pouco a maca vem buscar', diz Romário após primeiro treino com time do America
'Tomara que ele passe a bola pra mim, pra eu continuar sendo artilheiro', diz Romário sobre jogar com o filho - Foto: Reprodução /TWITTER

O senador (PL) Romário realizou o primeiro treino com a equipe profissional do America-RJ, após 15 anos aposentado e longe dos gramados de forma oficial. Aos 58 anos, ele, que também é presidente do clube, mostrou ainda precisar pegar ritmo de jogo mas ainda com habilidade em dia durante o trabalho no campo do Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O tetracampeão do mundo em 94 foi inscrito para disputa da série A2 do Campeonato Carioca com o intuito de jogar parte da competição, cerca de uma a três partidas, segundo ele.

Durante o aquecimento para o início das atividades com o grupo, Romário ficou mais afastado dos colegas e com um preparador em especial para ele. Fazendo movimentos de alongamento e liberação antes do trabalho de bola em campo, o atacante manteve a concentração e conversava com o profissional seguindo as instruções. Até que a bola apareceu e o “Baixinho” mostrou, a quem assistia o treinamento, em algumas embaixadinhas e toques que as habilidades continuam em dia, fazendo circuitos e dinâmicas específicas. Nas pausas, aproveitava para observar os companheiros.

Ainda neste momento, realizou um trabalho isolado de finalizações com os goleiros, e como era esperado, mostrou intimidade com a bola para colocar o goleiro para trabalhar e marcar com as duas pernas. Mesmo sendo bastante acionado, não se mostrou cansado em momento algum. Teve momentos de pausas onde conversou com o treinador Marcus Alexandre e o filho, e se mostrou animado, rindo.

Depois se encaminhou ao trabalho em grupo, também conhecido como “rachão”, em campo reduzido. Ele, que atuou em sua função de ofício, se misturou entre os jovens e não se escondeu, pedindo a bola e tentando brigar por ela nos momentos que podia, sem voltar para marcar. O primeiro tempo da pequena partida encerrou em 1 a 0, com o time do presidente perdendo. No entanto, o duelo reduzido terminou em 4 a 1, com gol e assistência do jogador para dar a vitória a sua equipe, que jogou sem colete.

Ao terminar a atividade, em coletiva de imprensa, Romário revelou estar cansado após atuar com os jovens

- Cansado para caral.., daqui a pouco a maca vem me buscar. Para quem estava 16 anos sem treinar, até que deu para brincar um pouquinho - salientou ele, enquanto respirava fundo entre os microfones dos repórteres.

Cipriano, ponta de 24 anos, deu o passe para o gol do “Baixinho” e contou ao GLOBO que o momento é uma “benção”.

- Agradeço a Deus por fazer parte do projeto. É muito gratificante que o primeiro gol do homem voltando aos gramados a assistência sair do meu pé. Acho que vai ficar marcado para minha vida eternamente - disse o jovem, que celebrou muito o passe e apontando ao céu.

Romário voltou às atividades para atuar ao lado do filho Romarinho, contratado pelo diabo rubro em março. Ao GLOBO, Romário falou sobre a expectativa de poder atuar junto ao primogênito pela primeira vez, que foi surpreendido com a notícia.

— Poucos atletas, jogadores de futebol, têm a chance, a honra, o privilégio de jogar ao lado do filho. E eu, aos 58, ainda estou super bem, pratico esporte, jogo futebol, malho... Estou me sentindo bem para jogar. Entendi que seria legal. Vai ser diferente, jogar com meu filho — explica Romário, que não preparou Romarinho para a novidade: — Foi surpresa para ele. Tá todo feliz.

Ao GLOBO, Romarinho revelou estar realizando um sonho de criança. O ponta de 30 anos também falou sobre à expetativa de poder jogar com o pai além das peladas que realizavam.

— Era um sonho que eu tinha quando era muito novo. Estudava na escola do Vasco e assistia a ele treinando. Quando se aposentou, imaginei que não cumpriria esse sonho, mas nesta semana veio a notícia — contou. — Vai ser difícil jogar do lado do homem, a pressão é grande. Mas tenho certeza que vai ser muito bacana para a gente e para o futebol vê-lo entrar em campo de novo — ressaltou Romarinho.

O senador foi inscrito no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) às 11h12 do dia 16. Ele fará parte do time que briga pelo acesso no Carioca A2, que tem previsão de início dia 18 de maio e a participação de 12 clubes (America, Americano, Araruama, Artsul, Audax Rio, Cabofriense, Duque de Caxias, Maricá, Olaria, Petrópolis, Resende e Serrano) em um turno único no sistema de pontos corridos.