Geral

Gravações raras de Gal Costa, feitas em 1978, são publicadas no YouTube; ouça

Conta de autor anônima fez postagens de 'Falsa Baiana', 'O Leãozinho' e 'Antonico'

Agência O Globo - 25/04/2024
Gravações raras de Gal Costa, feitas em 1978, são publicadas no YouTube; ouça
Gal Costa. - Foto: Reprodução

Gravações raras de uma apresentação de Gal Costa, feita durante uma turnê da cantora na Argentina em outubro de 1978, ganharam destaque no YouTube. Apesar de terem sido postadas no site há três meses na conta MrOldtapes, de autor anônimo, só agora começaram a ganhar popularidade.

Foram postados três vídeos, um deles da música "Falsa Baiana", composta por Geraldo Pereira e parte do repertório do show Fa-tal, de 1971. Outra é "Antonico", de Ismael Silva, que também fazia parte do Fa-tal. A terceira é "O Leãozinho", de Caetano Veloso, nunca oficialmente gravada por Gal, mas parte do setlist do show "Com a Boca no Mundo", de 1977.

Segundo a descrição postada por MrOldtapes, a gravação das canções foi feita durante passagem de som no Hotel Bauen em Buenos Aires.

Gal Costa morreu em 9 de novembro de 2022, de infarto. Atualmente, o filho dela, Gabriel Penna Burgos Costa, e a empresária Wilma Petrillo, reconhecida pela Justiça como viúva, travam uma disputa judicial em que ele pede que ela seja destituída da função de inventariante. O jovem também pede a revogação da união estável entre as duas e que os restos mortais da mãe sejam exumados (o que foi negado).

No último dia 16, Wilma solicitou a realização, em caráter de urgência, de uma audiência de conciliação entre ela e Gabriel. No documento, ao qual o GLOBO teve avesso, Wilma pede que a audiência seja no formato presencial, "tendo em vista a sensibilidade da causa" e afirma que o caso tem causado "desgaste familiar" e "tem sido exaustiva e maldosamente explorado pela mídia".