Política

Arthur Lira diz que seu sucessor na Câmara deve ter perfil com 'características do Congresso': 'Liberal e conservador'

Presidente da Câmara ainda não escolheu qual candidato deve apoiar, mas Elmar Nascimento (PP-BA) é o nome mais provável

Agência O Globo - 24/04/2024
Arthur Lira diz que seu sucessor na Câmara deve ter perfil com 'características do Congresso': 'Liberal e conservador'
Arthur Lira - Foto: 08.09.2022/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com o mandato da Presidência da Câmara a se encerrar em janeiro do ano que vem, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) já escolheu os atributos de seu sucessor. Segundo Lira, o novo presidente da Câmara deverá ter as mesmas caracterísitcas do Congresso: “liberal e conservador”

Lira participou nesta quarta-feira de evento da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em Brasília. Ao comentar sobre a relação entre governo e Congresso, o deputado federal disse que a condução da Câmara estará em boas mãos no ano que vem, mesmo sem ele como presidente da Casa.

— Eu tenho certeza que os deputados terão sabedoria para encontrar um perfil que mantenha as características básicas do Congresso, de novo, um Congresso liberal, conservador na sua maioria, que está em busca de reconquistar suas prerrogativas — afirmou.

A eleição pelo comando da Câmara acontecerá em fevereiro de 2025. Embora ainda não tenha anunciado quem será seu candidato, o deputado federal Elmar Nascimento (PP-BA) é o nome mais próximo de contar com o apoio de Lira no pleito do ano que vem.

O presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) conta com apoio de bancadas da Câmara, e também deve chegar no ano que vem com chances de se tornar presidente da Casa. O governo vê a sua candidatura com bons olhos e já faz o cálculo político de vantagens de um eventual crescimento da pré-candidatura.

Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e Antônio Brito (PSD-BA) também buscam o apoio de colegas para viabilizar uma campanha competitiva. Atualmente, Brito é o candidato mais simpático ao Planalto.