Geral

Parceiro de Anitta, Beyoncé e Dua Lipa: quem é Diplo, que abrirá show de Madonna no RJ?

Produtor musical e DJ americano está por trás de sucessos de cantores nacionais: 'O Brasil foi o lugar que me definiu como artista'

Agência O Globo - 24/04/2024
Parceiro de Anitta, Beyoncé e Dua Lipa: quem é Diplo, que abrirá show de Madonna no RJ?
Parceiro de Anitta, Beyoncé e Dua Lipa: quem é Diplo, que abrirá show de Madonna no RJ? - Foto: Reprodução / Instagran

Caberá ao americano Diplo a missão de abrir o aguardado show de Madonna, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 4 de maio. Natural de Mississipi — e criado no estado da Flórida, nos EUA — o DJ e produtor, de 45 anos, cultiva uma relação especial com o Brasil. Um dos maiores nomes da música eletrônica atualmente, Thomas Wesley Pentez (com consta em sua certidão de nascimento) se tornou fã da música nacional, em especial o funk, desde que pisou em solo tupiniquim pela primeira vez, no início dos anos 2000. De lá pra cá, consolidou parcerias de sucesso com nomes como Anitta, Pabllo Vittar, Ludmilla, IZA, Giulia Be, Deize Tigrona, Bonde do Rolê... Mas, afinal, quem é Diplo?

Leia mais: Gracyanne Barbosa — 7 curiosidades sobre a influencer, de diploma de Direito a gravidez proibida

Veja também: Beijo em 10 homens e nudez em floresta: os piores testes que atrizes como Anne Hathaway enfrentaram

O currículo do artista texano é vastíssimo — e isso se traduz em suas várias facetas na profissão. Ele já disputou o Grammy como produtor de discos de Beyoncé ("Lemonade") e Justin Bieber ("Purpose"). Também produziu faixas de "Rebel heart", de Madonna. Com Dua Lipa, idealizou a bem-sucedida "Electricity". E emplacou dois hits internacionais, nos últimos anos, com seus projetos paralelos: "Where are Ü now", do Jack Ü (duo que ele forma com o DJ Skrillex); e "Lean on", do Major Lazer (grupo de música eletrônica que ajudou a fundar). E mais.

No Brasil, ganhou maior popularidade há cerca de sete anos, quando produziu a canção "Sua cara", interpretada por Anitta e Pabllo Vittar — e com clipe gravado no Deserto do Saara, no Marrocos. Com as duas artistas, aliás, ele criou outras obras bem-sucedidas, entre as quais "Make it hot" e "Então vai".

Empresário e dono de seu próprio selo fonográfico, o Mad Decent, Diplo costuma dizer que o Rio de Janeiro é uma cidade que ele conhece musicalmente bem: um de seus primeiros sucessos como produtor, a faixa "Bucky done gun" (2005), da rapper cingalesa M.I.A., já tinha batidas tiradas do funk carioca.

— O Brasil foi o lugar que me definiu como artista. Desisti de tudo e comecei a vir aqui. Desisti do meu emprego, deixei minha casa na Filadélfia, resolvi que queria ser um escritor ou, melhor ainda, um músico/DJ — comentou Diplo, em entrevista ao GLOBO, em 2018. — Hoje, parece que ainda estou nessa mesma onda que começou há tanto tempo. Não fiz uma pausa, apenas continuo aprendendo e tentando coisas novas como produtor.