Esportes

CBF diz não ter recebido ofício do Botafogo e não pretende retirar Raphael Claus de clássico com o Flamengo

Árbitro virou alvo de John Textor, dono da SAF alvinegra e que faz acusações sobre suposto esquema de manipulação na Série A

Agência O Globo - 24/04/2024
CBF diz não ter recebido ofício do Botafogo e não pretende retirar Raphael Claus de clássico com o Flamengo
Botafogo - Foto: Vitor Silva/ Botafogo

Raphael Claus segue mantido na arbitragem do Flamengo x Botafogo, do próximo domingo, no Maracanã. Procurada pelo GLOBO, a CBF afirma não ter recebido o ofício do alvinegro solicitando a retirada do árbitro deste clássico e dos demais jogos do clube até a conclusão da CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas do Senado.

E, mesmo que o ofício chegue, sua presença não está ameaçada. A entidade entende que não há motivos para o afastamento. Entende que atender a este pedido do Botafogo, sem em embasamento mais concreto, abriria um precedente para todos os demais clubes e levaria a uma debandada de solicitações semelhantes.

Por fim, há o intuito da entidade de preservar e apoiar Raphael Claus, que foi personalizado como alvo de Textor em sua cruzada contra uma suposta manipulação de resultados identificada pela empresa contratada por ele, a francesa Good Game!.

Em seu depoimento à comissão, na última segunda, Textor citou supostos equívocos de Claus em jogos do Campeonato Brasileiro. O dono da SAF do Botafogo já havia feito duras críticas ao árbitro após partida contra Flamengo no ano passado, que terminou com vitória rubro-negra por 2 a 1.

Na ocasião, em suas redes sociais, o empresário americano escreveu: "Todo mundo viu… você também viu… vergonhoso". Fazia alusão a uma falta em Tchê Tchê que teria sido ignorada por Claus antes de um dos gols do rival.

A escala da arbitragem da próxima rodada do Brasileiro foi divulgada pela CBF justamente enquanto Textor prestava esclarecimentos à CPI.