Artigos

Roseana e os anjos

Arnaldo Niskier 23/04/2024
Roseana e os anjos
Arnaldo Niskier

A escritora Roseana Murray, um dos nossos maiores nomes da literatura infantil, premiada num concurso da Academia Brasileira de Letras, foi agredida por três pitbuls, em Saquarema, onde vive, e sobreviveu milagrosamente. Hoje, agradece à equipe médica que a atendeu, no Hospital Estadual Albert Torres (HEAT): “ Ela fez um trabalho de aranhas douradas sobre a minha pele. Estou bem.”

Ela descende de uma família Niskier, oriunda da Polônia. Tenho a honra de ser seu primo, como me esclareceu outro primo, o médico oncologista Jacob Kligerman, famoso em seu campo de atividades.

Amiga da escritora Penélope Martins, a ela confessou a sua resposta depois dessa autêntica tragédia: “ Você nem imagina o que foi isso. Estou aqui, faltando um braço, mas vamos recomeçar tudo de novo.” Está se preparando para aprender a ser canhota.

É incrível como essas coisas podem acontecer no Rio de Janeiro, mas Roseana tem muita fibra e já escreveu o seu primeiro poema depois do ataque dos cães. Homenageou os anjos nesse trabalho:

“Um anjo varreu a tristeza da casa.

Com suas asas feitas de alguma coisa

Que não conhecemos.

Varreu como varrem

Ruas e praças,

Juntou tudo em suas mãos,

Soprou. Soprou, soprou.”

A irresponsabilidade dos proprietários dos cães não ficou impune. Eles chegaram a ser presos, pelos crimes de maus-tratos a animais, lesão corporal culposa e omissão na cautela de animais. Nísia Trindade, ministra da Saúde, que é amiga da escritora, manifestou toda a sua solidariedade. Enviou seu abraço solidário. E a admiração pelos seus livros.