Esportes

'Favoritômetro' da Série B: confira as prováveis disputas dos 20 clubes

Desempenho no Estadual e poder econômico indicam pelo que cada clube deve lutar

Agência O Globo - 19/04/2024
'Favoritômetro' da Série B: confira as prováveis disputas dos 20 clubes
Foto: Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados

A Série B do Campeonato Brasileiro, que começa nesta sexta-feira, tem a tradição de ser muito disputada, com jogos físicos em gramados que deixam a desejar, entre outros ingredientes. Nesta edição, os estreantes Santos e Amazonas chegaram à competição de maneiras diferentes e devem brigar em lados opostos da tabela. Dos 20 times, quatro vão garantir o acesso e outros quatro serão rebaixados. De olho nas campanhas recentes nos Estaduais e nos níveis de investimentos, O GLOBO preparou o guia a seguir, com as chances de cada um.

Escalação: Sem Everton Cebolinha, Flamengo deve ter Bruno Henrique como titular contra o Palmeiras

Romance: Seleção da Espanha vive triângulo amoroso entre dois jogadores e filha de Luis Enrique; entenda o caso

Favoritos

Considerados os momentos e a verba disponível, Santos, América-MG, Coritiba e Sport são os favoritos a levantar o troféu e, em consequência disso, garantir o principal objetivo: o acesso à elite do futebol brasileiro. Além de já terem o costume de disputar a primeira divisão, eles têm os times mais caros da Série B.

Fora o Coritiba, que caiu na semifinal do Paranaense, todos fizeram campanhas convincentes nos Estaduais, com destaque ao título pernambucano do Sport. O peixe, que jogará pela primeira vez a segunda divisão, chegou à final do Paulista e dá o luxo de ter o elenco mais valioso da competição (cerca de R$ 178 milhões), apesar do baque financeiro com o rebaixamento.

Brigam para subir

O grupo formato por Goiás, Ceará, Novorizontino, Avaí e Vila Nova também promete brigar por um lugar na elite do futebol brasileiro. O único que não esteve na Série B de 2023 foi o alviverde, rebaixado como lanterna. Ao lado do alvinegro, que é o atual campeão cearense, e do Leão da Ilha, ocupam o top 7 em valores de mercado.

Já o Tigre do Vale brigou pelo acesso até a última rodada ao ficar na quinta colocação no ano passado, com um ponto atrás do Atlético-GO. No Paulista, o time de Eduardo Baptista eliminou o São Paulo e parou na semifinal para o campeão Palmeiras, que, inclusive, contratou o meia-campista Rômulo, um dos destaques da competição.

Coadjuvantes

O meio da tabela parece ser o lugar de Mirassol, Ponte Preta, Guarani, CRB e Paysandu se considerados os momentos das equipes. Embora estejam nesta categoria, o Leão e o Bugre foram eliminados precocemente em último lugar de seus grupos no Paulista. Já a Macaca, que flertou com o rebaixamento na Série B do ano passado, fez um Estadual seguro e surpreendeu ao chegar às quartas.

Tanto o CRB quanto o Paysandu conquistaram o título local e tentam encostar nos clubes com mais poder aquisitivo. O time paraense volta à segundona depois de seis temporadas e está na final da Copa Verde, confirmando a boa fase.

Blog: 777 responde notificação da diretoria do Vasco e não dá garantia de aporte em setembro

Manchester United: Ten Hag diz que Garnacho se desculpou por curtir posts criticando o treinador: 'seguimos em frente'

Correm risco de queda

Os candidatos a brigar contra o rebaixamento são Amazonas, Operário-PR, Chapecoense, Ituano, Brusque e Botafogo-SP. Quatro dos 20 clubes caem para a terceira divisão. É justamente de lá que Amazonas, Brusque e Operário emergiram. Excetuando-se o Botafogo-SP, os outros estão entre os últimos no ranking dos times mais caros da Série B.

O time do Norte, que fará cinco anos de fundação neste ano, estreia justamente como campeão da Série C de 2023. Ele ocupa a penúltima posição entre os times mais caros do campeonato, apenas à frente do Brusque. O Ituano fez a pior campanha Estadual da sua história ao ser rebaixado em último lugar, o que deixa o alerta ligado na Série B. Em 2023, a equipe paulista só escapou dos quatro últimos na penúltima rodada.