Alagoas

Lessa celebra o primeiro aniversário da Casa da Cidadania em São Miguel dos Milagres

Alexandre Câmara 19/04/2024
Lessa celebra o primeiro aniversário da Casa da Cidadania em São Miguel dos Milagres

O vice-governador Ronaldo Lessa, representando o governador Paulo Dantas, esteve nesta sexta (19) em São Miguel dos Milagres prestigiando o aniversário de um ano da Casa da Cidadania. O projeto sempre prestigiado e defendido por Lessa em suas gestões como prefeito de Maceió, governador e agora como vice-governador.

 

O evento contou com a presença do prefeito Jadson Lessa e do secretário de Cidadania, Rodrigo Carvalho, reforçando a parceria entre a Prefeitura Municipal de São Miguel dos Milagres, o Governo do Estado de Alagoas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Instituto de Identificação do Estado de Alagoas.

 

Na atual gestão, o Governo já estimulou a importância da retirada de documentos através do Instituto de Identificação e promoveu uma parceria com o INSS para garantir atendimento aos segurados de forma célere, inclusive com atendimento de indígenas e quilombolas. Através de negociações com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, articulou a utilização em Alagoas de prédios abandonados do INSS para pessoas em situação de rua.

 

A Casa da Cidadania, que atende os municípios da região da Rota Ecológica, celebra seu primeiro aniversário com um balanço positivo de serviços prestados à comunidade. Em seu discurso em defesa da cidadania, Lessa comemorou o Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, e reforçou o compromisso do governador Paulo Dantas com a inclusão social e a cidadania ativa.

 

“Eu quero fazer uma saudação especial aos povos indígenas. O governo de Paulo Dantas vem na mesma direção que a gente vinha, no sentido de prestigiar os povos indígenas. Tive a honra de, como governador, criar o Centro Educacional para Professores Indígenas. Hoje a Uneal [Universidade Estadual de Alagoas] forma professores para ir às aldeias porque o índio precisa da modernidade, do computador, do direito à cidadania, que veio como avanço da tecnologia. O índio tem o direito à cidadania, mas nós temos o dever de permitir que eles mantenham a sua cultura”, afirmou.

 

Cinco Mil Carteiras de Identidade

 

Desde sua inauguração, em 14 de abril de 2023, a Casa da Cidadania tem sido um marco na região, facilitando o acesso a documentos essenciais e serviços eleitorais. Com mais de 5 mil carteiras de identidade nacional emitidas em apenas um ano, a instituição reflete o sucesso de uma gestão focada na agilidade e na acessibilidade dos serviços públicos.

 

Serviços Eleitorais

 

A Casa da Cidadania estabeleceu uma parceria com o TRE para criar um Ponto de Inclusão Digital para serviços eleitorais, como a emissão de título eleitoral e a impressão de multas. Além disso, está nos últimos ajustes para oferecer todos os serviços do Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal (PAV).

 

Atendimento Domiciliar para Acamados

 

O Instituto de Identificação está expandindo seus serviços com a implementação do atendimento domiciliar em todos os municípios, destinado a pessoas acamadas que não podem se deslocar até a Casa da Cidadania. Esta iniciativa é um exemplo do compromisso da instituição com a acessibilidade e a comodidade dos cidadãos.

 

Cidadania Além dos Documentos

 

A Casa da Cidadania transcende a burocracia, tornando-se um espaço de encontro e conexão para os moradores. A inclusão digital e a ação social se encontram sob o mesmo teto, onde a comodidade se transforma em cidadania plena. A presença do vice-governador Ronaldo Lessa no aniversário da Casa reitera a importância de políticas públicas que promovem a participação ativa na sociedade e o reconhecimento dos indivíduos como membros plenos e responsáveis de uma comunidade.

 

Um Farol de Oportunidades

 

Segundo Lessa, a Casa da Cidadania é mais do que um centro de serviços, é um farol de oportunidades e um símbolo de pertencimento. “Com a continuidade deste projeto, espera-se que a instituição permaneça como um pilar de apoio e um ponto de referência para a cidadania ativa na região”, afirmou.