Internacional

Fachada de prédio histórico da Bolsa de Copenhague desaba após incêndio, na Dinamarca

Fogo começou sob o telhado do edifício e os investigadores ainda não conseguiram acessar o local

Agência O Globo - 18/04/2024
Fachada de prédio histórico da Bolsa de Copenhague desaba após incêndio, na Dinamarca

A fachada principal da antiga Bolsa de Copenhague, devastada por um incêndio na terça-feira, desabou na tarde de quinta-feira, disseram os serviços de emergência dinamarqueses.

Leia mais: Chuva que provocou caos e inundações em Dubai foi equivalente ao que os Emirados Árabes recebem em dois anos

Veja também: Centenas de pessoas são evacuadas após erupção de vulcão na Indonésia

“Infelizmente, a fachada voltada para o Frederiksholms Kanal desabou”, escreveram os serviços em X, esclarecendo que não houve relatos de feridos e que a área foi evacuada.

A estrutura desabou para dentro do prédio com um grande estrondo, segundo imagens dos meios de comunicação dinamarqueses.

Ao longo desta fachada, foram colocados suportes para limitar o risco de desabamento.

Os serviços de emergência anunciaram no início da tarde que na sexta-feira ao meio-dia começariam as operações com guindastes para evacuar as partes do telhado que desabaram.

O incêndio ocorreu por motivos desconhecidos na terça-feira sob o telhado do prédio por volta das 07h30, horário local, e metade do edifício queimou.

A antiga Bolsa de Valores, construída no século XVII e que este ano celebraria seu 400º aniversário, também abriga uma vasta coleção de obras de arte, das quais várias centenas estão seguradas.

Metade do emblemático edifício, construído entre 1619 e 1640, foi consumida pelo fogo e a torre de 54 metros que o coroa desabou na manhã de terça-feira.

Embora os bombeiros tenham conseguido controlar o incêndio no final do dia de terça-feira, as chamas ainda não estavam totalmente extintas na quarta-feira de manhã na área devastada.

Os bombeiros também inspecionaram a parte do edifício que permaneceu intacta.

"Na parte que conseguimos salvar das chamas, ainda temos equipes monitorando para garantir que as chamas não se reiniciem. Está planejado que as operações (...) continuem nas próximas 24 horas", afirmaram.

O incêndio começou sob o telhado do edifício e os investigadores ainda não conseguiram acessar o local. Por enquanto, a causa do incidente é desconhecida.

O edifício, localizado perto do Parlamento da Dinamarca, abrigou a Bolsa de Copenhague até os anos 1970 e atualmente serve como sede da Câmara de Comércio dinamarquesa. É uma das construções mais antigas da cidade.