Artigos

O trabalho nas vinhas do Senhor

Paulo Hayashi 14/04/2024
O trabalho nas vinhas do Senhor
Paulo Hayashi Jr. - Foto: Paulo Hayashi

Em diferentes passagens da Bíblia, há a referência ao vinho e o trabalho nas vinhas do Senhor. Por exemplo, a plantação de Noé após o seu desembarque e até mesmo o primeiro milagre de Jesus Cristo nas bodas de Canaã. Como ilustração metafórica, pode-se dizer que os seres humanos são como o vinho que precisam maturar direito com o tempo. Entretanto, há casos em que, seja pelos padrões negativos de pensamento, seja pelos monturos emocionais e os queixumes constantes, acabam deturpando o interior e vinagrando com o passar dos dias. Mas, a direção dada será pelo próprio indivíduo que colhe aquilo mesmo que faz com o seu tempo, com a sua vida. É a responsabilidade do livre arbítrio que permite a cada um decidir por si, mas cuja colheita é obrigatória. Por isso as recomendações providenciais de Paulo de Tarso, o apóstolo dos Gentios: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm" (1 Cor, 6:12).

Desenvolver a inteligência e o conhecimento em conjunto com as luzes do coração é o caminho para acertar mais na vida do que errar. Com as escolhas certas acumulamos resultados que nos permite chegar mais próximos de uma condição feliz. Não é por acaso, tampouco por ganhos sem esforços que a existência se transforma para melhor.

Os trabalhos no mundo representam cuidar das vinhas de Deus. O que por sua vez nos permite o progresso pessoal, bem como a doce colheita de resultados favoráveis. Enfim, se o mundo é uma grande escola, que venham as lições sem rebeldia, mas com a humildade de seguir adiante sem pestanejar.