Artigos

Figuras Notáveis XV

Laurentino Veiga 13/04/2024
Figuras Notáveis XV
Laurentino Veiga - Foto: Assessoria

O respeitável médico Ricardo Nogueira Bezerra, nascido na bela Maceió (09.01.1953), graduou-se em Medicina pela Ufal (1977), foi assistente Clínico do St. Thomas Hospital, Londres, Inglaterra (1981-82), Comunicações Verbais, Instituto Melantônio de São Paulo (1990-93). Detentor de Mestrado pela Universidade do Rio de Janeiro, Mestrado em Comunicação e Cultura (Interinstitucional com a UFAL (1999), Mestrado na área de Concentração: Ortopedia e Traumatologia, Universidade de São Paulo (1989-1991). Doutorado, Área de Concentração: Ortopedia e Traumatologia, Universidade de SP (1991 a 1993).

Nas suas múltiplas atividades profissionais, tornou-se professor adjunto da UFAL, de Comunicações Verbais, professor de Didática do Ensino Superior da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Alagoas. Atualmente preside a Casa da Palavra, instituição cultural privada, destinada à área de realização de conferências, cursos, audições musicais, exposições de artes plásticas, lançamentos de livros. Notadamente, entreguei a Comenda Doutor Ib Gatto Falcão naquele recinto refinado, a dezenas de personalidades, coordenada a festa pelo inolvidável Romeu de Mello Loureiro In Memoriam.

Conferencista da aula inaugural da UFAL, com o tema: “A Importância da Comunicação no Terceiro Milênio” (2000), do tema: “A História da Medicina” (2000), e ainda do tema: “Ensino Médico” no XIV Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas, novembro de 1999, do tema: “O Contabilista na Era da Qualidade e de Empregabilidade“, no III Encontro Alagoano de Contabilidade (1988).

Participou de várias Bancas Examinadoras, paraninfo de várias turmas Universitárias. Articulista da Gazeta de Alagoas, com uma coluna regular aos sábados. Poliglota fala e escreve inglês, alemão, espanhol, francês. Um verdadeiro Lord no trato com as pessoas. Merece, pois, figurar na série Figuras Notáveis inserida na Tribuna Independente, único matutino das Alagoas.

No seu pensamento acadêmico, “Governar é Educar “. Quem governa exige de conhecimento específico, a fim de mensurar e quantificar suas responsabilidades do cargo que exerce. Requer, portanto, ter consciência de que administrar órgão público ou privado, representa elevadas funções no exercício da empreitada que assumiu de livre e espontânea vontade.

Por outro lado, Educar representa a dimensão maior do cargo que lhe fora confiado. Ensinar, preparar as novas gerações representa o feeling daquele que se propõe a transformar as mentes para o exercício da cidadania. Dr. Ricardo Nogueira é, por excelência, mestre na Educação Superior. Diga-se de passagem, o nobre mestre em oratória ultrapassa os umbrais do tempo, fazendo da Casa da Palavra, estuário de suas ideias democráticas.