Esportes

Conheça atacante da LDU conhecido como 'Haaland paraguaio', que enfrentará Botafogo na Libertadores

Após ser artilheiro da segunda divisão argentina, Alex Arce tem nove gols em oito jogos no Equador, marcou contra o Fluminense na Recopa e foi convocado por seu país

Agência O Globo - 09/04/2024
Conheça atacante da LDU conhecido como 'Haaland paraguaio', que enfrentará Botafogo na Libertadores
Conheça atacante da LDU conhecido como 'Haaland paraguaio', que enfrentará Botafogo na Libertadores - Foto: Reprodução / internet

Derrotado em casa pelo Junior Barranquilla, da Colômbia, o Botafogo precisa se reabilitar na Libertadores. O adversário, porém, não é simples: a LDU, no Equador, às 19h desta quinta-feira. Além da conhecida altitude que se apresenta em Quito, a atual campeã da Copa Sul-Americana também passou a contar com um artilheiro em grande fase, que promete oferecer perigos. Com nove gols em oito jogos em sua primeira temporada no país, Alex Arce possui o apelido de "Haaland paraguaio".

Leia mais: Artur Jorge obtém registro migratório e Botafogo aguarda trâmites finais para regularização

E também: Fluminense oficializa acordo com nova patrocinadora master

Em 2023, Paolo Guerrero era a grande referência da equipe, mas a saída do peruano deixou a lacuna aberta para a chegada de Arce. Após fazer ótimo ano no Independiente Rivadavia, que estava na segunda divisão da Argentina — 26 gols em 32 jogos — e conseguiu o acesso à elite, ele já tinha marcado duas vezes em cinco jogos de 2024. Assim, foi contratado pelos equatorianos, assinando até dezembro de 2026.

O atacante paraguaio de 28 anos se mostra uma ameaça constante neste início, com média superior a um gol por jogo. Na Recopa Sul-Americana, vencida pelo Fluminense, ele estreou sendo o autor do gol que deu a vitória de 1 a 0 para a LDU na primeira partida. No Maracanã, não marcou e viu o Fluminense conseguir o título, com o triunfo por 2 a 0.

Sua melhor atuação foi o hat-trick marcado contra o Imbabura, em goleada por 5 a 0 pelo Campeonato Equatoriano. A LDU está na 5ª colocação, com quatro pontos a menos que o líder Aucas — e duas partidas a menos. Arce é o artilheiro disparado, com oito bolas na redes.

Caso Robinho: PGR se manifesta contra pedido de soltura e diz que ex-jogador é 'definitivamente culpado'

Curiosamente, foi apenas na Argentina que o camisa 19 passou a carregar a fama de artilheiro. Jogando em seu próprio país, foi destaque na base de Cerro Porteño, mas não desempenhou da mesma forma no profissional. Também defendeu as camisas de Rubio Ñú e Sportivo Ameliano.

No Rivadavia, a partir do ano passado, apresentou grande melhora, tornando-se uma referência dentro da grande área e tendo o melhor ano da carreira. Jogar perto do gol é sua especialidade e ele vem acumulando a maior média de gols da carreira. Surgiram assim as comparações com Haaland.

Com 1,87 m de altura, bom porte físico e tendo o jogo aéreo como forte, seu estilo lembra o do norueguês do Manchester City. Por isso, a seleção paraguaia lhe convocou para os amistosos da última data Fifa. O futebol brasileiro também sabe de sua qualidade e clubes como Cruzeiro, Grêmio e Vitória chegaram a cotar sua contratação na última janela.

Na Libertadores, Arce ainda não tem gol, pois passou em branco na derrota para o Universitario, do Peru — derrota equatoriana por 2 a 1 —, na 1ª rodada. Porém, após levar dois gols de Carlos Bacca na estreia e apresentar um sistema defensivo instável nesta temporada, o Botafogo precisa se precaver ao máximo.