Geral

Após mais de sete anos fechada, Casa Museu Graciliano Ramos reabre ao público

Cinara Corrêa 08/04/2024
Após mais de sete anos fechada, Casa Museu Graciliano Ramos reabre ao público
Foto: PMPI

Após sete anos e quatro meses fechada, a título de reforma e modernização, a Casa Museu Graciliano Ramos, tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, reabriu as portas para o público neste domingo, 07.

A reinauguração só foi possível graças à parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com emenda parlamentar do deputado federal Paulão PT), que viabilizaram os recursos necessários para a revitalização do espaço, localizado em Palmeira dos Índios.

O evento foi prestigiado por autoridades municipais e representantes do governo estadual, com a participação da Orquestra Municipal Graciliano Ramos.

A Casa está novamente aberto ao público, das 09 às 16 horas, para contar a história do ilustre escritor alagoano. Os visitantes poderão prestigiar originais de algumas obras, roupas, máquinas de escrever e escritos, além de espaços interativos.

O espetáculo teatral “Graciliano, Um Brasileiro Alagoano”, encenado pelos atores Chico de Assis e Arilene de Castro emocionou os presentes, ao contar trechos da vida e obra do escritor alagoano, boa parte deles baseados em escrituras do diário dos últimos momentos de vida do autor.

O deputado Paulão destacou a importância da Casa Museu para o mundo. “Tenho orgulho de ter feito parte deste projeto. Graciliano é muito importante para Palmeira dos Índios, para o Brasil e para o mundo. Temos certeza que, a partir de agora, a Casa será ainda mais atraente para visitantes, turistas e os cidadãos palmeirenses. Palmeira está de parabéns”, afirmou Paulão.

Durante esse longo período de fechamento, a TRIBUNA DO SERTÃO permaneceu vigilante, cobrando, incansavelmente, a reabertura deste espaço que resgata a vida e a história desde grande romancista e que representa um lugar de acolhimento para todos aqueles que o admiram.