Artigos

3° festa literária do Penedo - 3° Flipenedo

Carlito Lima 07/04/2024
3° festa literária do Penedo - 3° Flipenedo
Carlito Peixoto

Sou capaz de imaginar quando Deus estava criando o mundo passou pelo belo Rio São Francisco, olhou a pedra, a grande rocheira, o penedo saliente na costa do Rio, chamou São Pedro e deu a ordem: “Pedro, vês aquela pedra saliente no alto da encosta do rio, aquela bela formação rochosa? pois nos arredores desse torrão natureza quero que bravos homens edifiquem, povoem essa fascinante e mais bela localidade de todas as Américas e deem o nome de Cidade do Penedo”

Sonhos poéticos à parte, a fundação de Penedo data do início da colonização portuguesa, em 1565. Portugueses, holandeses e franceses deixaram suas marcas no estilo colonial e na arquitetura barroca de seus templos. O núcleo urbano inicial da cidade do Penedo desenvolveu-se às margens do rio São Francisco, então marco dos limites ao sul da capitania de Pernambuco, região que sediaria, dois séculos mais tarde, Alagoas.


Antes de se tornar a Vila de São Francisco, a atividade açucareira crescente favoreceu a construção das capelas de Santo Antônio (1615) e de Nossa Sra. do Rosário dos Pretos (1634). Invadida por tropas holandesas lideradas por Maurício de Nassau, em 1637, para garantir a exclusividade do acesso ao continente pelo rio São Francisco, a vila só voltaria ao domínio português após oito anos, sob o nome de Vila do Penedo do Rio São Francisco. Em 1842, elevada à categoria de cidade, passou a ser chamada apenas Penedo.


E nessa cidade, das mais charmosas e românticas do Brasil, à margem do majestoso Rio São Francisco, o prefeito Ronaldo Lopes e sua equipe irá realizar entre 9 e 13 de abril. A 3ª Festa Literária do Penedo, 3ª FLIPENEDO, o maior evento cultural das Alagoas em 2024, com uma programação surpreendente e primorosa.


A 3ª FLIPENEDO é um projeto desenhado para ser evento anual. As atividades ocorrerão tendo como objetivo atingir os alunos das escolas, as comunidades locais e convidados. Entre as atividades estão programadas: mesas de debates, palestras, oficinas, apresentações de diversos segmentos culturais, shows musicais, cinema, folclore, e outras apresentações culturais. As expressões artísticas das regiões serão priorizadas. Destaque para as homenagens especiais ao centenário do poeta alagoano, LÊDO IVO, e para o encerramento da 3ª FLIPENEDO: um show maravilhoso com o mais querido músico brasileiro: TOQUINHO


O objeto maior da 3ª FLIPENEDO é estimular e desenvolver uma política de hábito de leitura nas escolas e na população em geral, aumentando a autoestima, e o desenvolvendo do nível cultural. Ressaltar o desenvolvimento profissional dos que fazem a leitura uma constante em suas vidas. Criar emprego temporário e renda no circuito cultural de baixa renda, pagando cachês aos artistas e aos que sobrevivem da arte e cultura. Transmitir conceito de tradição, identidade cultural, preservação de patrimônio à população. Deixar semente de continuidade em todos os eventos executados na 3ª Festa Literária do Penedo.


A 3ª FLIPENEDO é um projeto de continuidade e consolidação de uma política de incentivo à leitura, com resultados concretos, que se prolonguem e sejam constantes as atividades literárias nas escolas e comunidades, contribuindo para que haja amor e hábito à leitura, reduzindo o número de analfabetos, melhorando o próprio ser humano e a qualidade de vida. Iniciando uma revolução de cidadania na comunidade por intermédio da cultura, principalmente a leitura.


A FLIPENEDO terá muitos momentos de diversão, prazer e encantamento, ela também deixará, sobretudo, um legado gigantesco e variado para toda população e parceiros envolvidos. O objetivo fundamental é contribuir para a formação dos habitantes que possam reconhecer e dar continuidade à sua cultura.