Alagoas
Oficina qualifica servidores para a Rede de Garantia de Direitos e Proteção à Pessoa Idosa
A Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), promoveu, nesta terça-feira (2), a I Oficina Intersetorial para Qualificação da Rede de Garantia de Direitos e Proteção à Pessoa Idosa. A iniciativa aconteceu na Escola de Governo, no bairro Centro, em Maceió.
O assessor técnico da RAV, Pedro Santos, explicou que a oficina é o primeiro passo para integração do cuidado com a pessoa idosa em Alagoas. “O cuidado e proteção com a população idosa depende de diversas frentes estatais como saúde, segurança e proteção social. Por isso, é imprescindível que o acolhimento à pessoa idosa se dê de forma completa e por uma equipe multiprofissional", explicou.
O assessor técnico da RAV lembrou que as linhas de cuidados serão estabelecidas nas oficinas que acontecerão até o mês de junho. “O sexto mês do ano será dedicado à conscientização, prevenção e combate a violência contra os idosos. Para isso, será trabalhada uma ação ressaltando a cor violeta. Na oportunidade iremos realizar o Seminário Alagoano da Rede de Proteção ao Idoso”, destacou Pedro Santos.
Para a assistente social da RAV, Nívea Ramos, o cuidado com a pessoa idosa é complexo, pois envolve questões como abandono, negligência, violência física, psicológica, fraudes, entre outros fatores. “A pessoa idosa precisa de proteção jurídica, segurança e cuidados com a saúde. Por isso, a união de vários setores é fundamental para o acolhimento e cuidado com essa população”, reforçou a assistente social.
O evento contou com a participação de técnicos da RAV e reuniu também representantes da Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Também participaram técnicos da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).
Mais lidas
-
1BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte
-
4OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas
-
5EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes