Internacional
Moradores lincham suposta sequestradora de menina assassinada no México
Polícia investiga assassinato da menina como 'feminicídio' e o 'homicídio qualificado' da mulher linchada
O assassinato de uma menina de oito anos desencadeou a revolta na cidade de Taxco, no sul do México, cujos moradores lincharam a suposta responsável, em um caso que agrava a crise de segurança nesse destino turístico assolado pelo crime organizado.
Veja também: Mulher é presa após fazer crítica de extrato de tomate na internet, na Nigéria
Leia mais: MP da França pede 19 anos de prisão para fotógrafo acusado de estuprar ao menos 17 mulheres em estúdio
O linchamento ocorreu na quinta-feira (28), depois que dezenas de pessoas bloquearam uma das principais avenidas da cidade, a cerca de 170 km da Cidade do México, horas após o corpo da criança ser encontrado em uma estrada.
Em comunicado, a Promotoria do estado de Guerrero, ao qual pertence Taxco, informou na quinta que está investigando o assassinato da menina como “feminicídio” e “o homicídio qualificado” da mulher linchada.
“Minha solidariedade está com a família (da criança), o futuro não se entende sem justiça”, escreveu nesta sexta-feira a governadora de Guerrero, Evelyn Salgado.
Após o bloqueio, os moradores se dirigiram a uma casa onde estava a mulher junto com dois homens, exigindo da polícia sua prisão.
Anteriormente, havia circulado nas redes sociais um vídeo de câmeras de segurança do momento em que supostamente a mulher e um homem colocam uma bolsa preta no porta-malas de um carro, onde estaria a menor morta.
Diante da falta da ordem de prisão, a população retirou da casa a mulher e outros dois homens, um dos quais estaria nas imagens.
Os três foram espancados a chutes e com paus. Os dois homens estão em hospitais de Taxco, conhecida por seus edifícios coloniais e venda de joias de prata.
A polícia não impediu o linchamento porque a multidão enfurecida os tinha molhado com gasolina.
A menina desapareceu na quarta-feira e sua mãe recebeu ligações anônimas pedindo dinheiro para libertá-la, disse um parente à mídia local.
No México, ocorrem anualmente inúmeros linchamentos de supostos criminosos por parte de cidadãos. Especialistas em segurança relacionam esse fenômeno à percepção de impunidade.
Mais lidas
-
1BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte
-
4OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas
-
5EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes