Variedades

Lima Duarte comemora 94 anos após viver dramas recentes como a perda da filha e acidente de trânsito; relembre

Ator enfrentou batalha judicial, mas foi inocentado; ele vive num sítio, no interior de São Paulo

Agência O Globo - 29/03/2024
Lima Duarte comemora 94 anos após viver dramas recentes como a perda da filha e acidente de trânsito; relembre
Lima Duarte - Foto: reprodução

Nascido em Desemboque, distrito de Sacramento, no interior de Minas Gerais, Lima Duarte foi para São Paulo ainda jovem em busca de oportunidades. Lá, começou a trabalhar no rádio e, depois de passar por várias funções, virou um dos profissionais mais renomados da área. Ao migrar para a TV, esteve em diversas produções, inclusive nas novelas, onde se consagrou como ator e é visto hoje como um dos principais nomes da teledramaturgia. Nesta sexta-feira (29), o veterano completa 94 anos aparentemente muito bem: lúcido, trabalhando e atuante nas redes sociais. Nos últimos meses, no entanto, Lima passou por dramas em sua vida pessoal. Relembre:

Decisão judicial: 'Lima Duarte não teve culpa pelo lamentável acidente de trânsito', reforçam advogados do ator

Triste perda: Morre filha de Lima Duarte, aos 49 anos

No dia 1 de março de 2023, Lima se envolveu em um acidente de trânsito no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Na ocasião, o artista, com 92 anos, atropelou uma motociclista, que, devido à colisão, fraturou cinco ossos e precisou ser hospitalizada.

Em vídeo publicado nas redes sociais, a condutora relatou que o guidão de sua moto ficou preso no espelho retrovisor do carro de Lima Duarte após o ator realizar uma ultrapassagem. Lima sempre ressaltou que prestou assistência à vítima no local.

Um ano após o ocorrido, após minuciosa investigação, a Justiça inocentou Lima de qualquer responsabilidade no acidente. Na época, Lima pagou R$ 30 mil via PIX à motociclista atingida, mandou flores para ela no hospital e assinou um "acordo" com a paciente, que tinha 37 anos na época.

Lima Duarte perdeu a filha de 49 anos

Em fevereiro deste ano, Lima sofreu com a morte de sua filha, Julia Martins, aos 49 anos. Ela havia dado entrada no Hospital São Camilo, em São Paulo, onde ficou internada. A causa da morte, porém, não foi informada.

Lima lamentou sua perda usando uma foto com a herdeira no Instagram. “Quando todos que conheço se forem, o que restará? Vazio. Silêncio. Sim, o resto é silêncio.”, escreveu o artista na ocasião, citando Hamlet, de William Shakespeare.

Vida bucólica

Há anos, Lima vive em seu sítio em Indaiatuba, interior de São Paulo, de onde posta vídeos constantemente, compartilhados com seus mais de 700 mil seguidores no Instagram. Ele realiza viagens com frequência também para encontrar amigos. Numa das mais recentes, revisitou a casa onde viveu numa fase de sua vida, em Ribeirão Preto, também no interior paulista.