Cidades

Filme arapiraquense é selecionado para Festival Curta Cinema

28/03/2024
Filme arapiraquense é selecionado para Festival Curta Cinema

Fotos: Arquivo

O apoio e incentivo financeiro para projetos audiovisuais são fundamentais para que diretores e roteiristas tirem do papel suas ideias, é o caso de Dayane Teles, diretora do curta-metragem “Dentro de Mim”, que o único curta alagoano selecionado para o Festival Curta Cinema que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 17 a 24 de abril.

Para a diretora, representar Arapiraca e Alagoas é uma tarefa importante, principalmente para inspirar outras pessoas que desejam seguir o audiovisual. “É realmente um motivo de orgulho e alegria quando talentos locais são reconhecidos em Festivais tão significativos como O Festival Curta Cinema que está na sua 33ª edição. A seleção de um filme de Arapiraca no Festival não apenas destaca a qualidade do trabalho que é produzido na região, mas também serve como uma inspiração para cineastas e artistas locais, mostrando que é possível alcançar reconhecimento nacional e até internacional. Representar a cidade em um evento tão prestigiado certamente é uma grande honra”, revelou.

O curta é fruto do Edital de Fomento ao Audiovisual, realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, e Agência Nacional do Cinema “Foi uma incrível iniciativa projetada para apoiar a criação de conteúdo audiovisual em Arapiraca abrangendo categorias como telefilmes, formações e produções de curta e média metragens”, relembrou.

A história retrata a adolescência do artista visual alagoano Jackson de Lima de Limoeiro que começa a ter estranhas visões ao dormir e que se repetia durante décadas como sonho.

 

Mundo de Arapiraca

No ano do Centenário de Arapiraca, Dayane está produzindo outro curta com o apoio da Lei Paulo Gustavo destinada ao município. “Mundo de Arapiraca” é uma fábula que retrata a história centenária de Arapiraca pelos olhos de uma criança, que se depara com o passado e futuro seu e de sua cidade ao lado de uma rabeca.

A ideia do filme existia há um tempo, revela Dayane, mas foi só agora com o Edital da Lei Paulo Gustavo, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, que a equipe está podendo tirar do papel. “Os editais de fomento são ferramentas importantes no Brasil para o estímulo à cultura e à arte, possibilitando que cineastas, produtores e artistas da cidade  tenham acesso a recursos para realizar suas obras. Mantivemos o sonho vivo, agora, com o projeto prestes a ser colocado em prática na cidade, é um momento emocionante. Certamente, o percurso até aqui nos preparou para esse momento agora”, destacou.

A equipe já iniciou a seleção de elenco para interpretar Joãozinho, Vovô Griga e Bisa Mocinha. Os interessados devem enviar o material necessário até o dia 8 de abril para o email [email protected].

A diretora tem uma vasta experiência na área, é idealizadora do Cine Clube Quatro Estações, Cine Primavera, Cine Inverno e do Projeto Cine na Rede. Participou também da Direção Coletiva do Filme Ana Terra, levando prêmios de melhor atriz, melhor direção de Arte e Melhor Filme Júri Popular.