Cidades

Processo criminal contra Prefeito Júlio Cezar é redistribuído para Juizado da Violência Doméstica

Prefeito-imperador é réu em processo criminal que ganha novo capítulo

Cinara Corrêa 27/03/2024
Processo criminal contra Prefeito Júlio Cezar é redistribuído para Juizado da Violência Doméstica
Foto: ASCOM

Um processo criminal que vinha causando grande expectativa entre os moradores de Palmeira dos Índios recebeu uma movimentação significativa nesta terça-feira, 26 de março de 2024.

O caso, tombado sob o número (0800355-91.2019.8.02.0094) que envolve o atual prefeito da cidade, Júlio Cezar, acusado de violência contra mulher, estava paralisado desde 2021.

A ação, movida pelo Ministério Público Estadual, teve uma mudança com a sua redistribuição da 4ª Vara Criminal para o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, cuja titular é a doutora Luana Freitas.

Segundo a DICOM do Tribunal de Justiça de Alagoas, a mudança ocorre após uma análise detalhada do processo pela juíza Luana Freitas, que atualmente responde pela unidade durante a licença capacitação do juiz titular.

Em sua revisão, a magistrada identificou que o caso, por envolver alegações de violência doméstica, seria de competência específica do Juizado Especial Cível e Criminal e de Violência Doméstica de Palmeira dos Índios. A decisão de remeter os autos a este órgão especializado indica uma nova fase para a tramitação do processo, que agora deverá seguir os trâmites legais mais céleres sob uma nova perspectiva e possivelmente maior especialização no tema.

A comunidade local aguarda ansiosamente os próximos passos deste caso, que traz à tona discussões importantes sobre violência doméstica, poder político e a eficácia do sistema de justiça em casos que envolvem figuras públicas em posições de poder.

A redistribuição do processo não só marca uma nova etapa na busca por justiça, mas também reforça a importância da especialização judicial no tratamento de casos de violência contra a mulher.

Enquanto o processo aguardava designação de audiência na 4ª Vara, esta movimentação traz uma perspectiva mais clara para que o caso seja conduzido com a devida atenção e sensibilidade que o tema exige. Os moradores de Palmeira dos Índios e demais interessados na promoção da justiça e igualdade ficam na expectativa de atualizações futuras e desdobramentos deste importante caso.