Política
Janaina Paschoal se filia ao PP e deve se candidatar a vereadora em São Paulo
Ex-deputada foi eleita em 2018 com mais de 2 milhões de votos, recorde até hoje não superado; na última eleição, não conseguiu conquistar uma vaga no Senado
A ex-deputada federal Janaina Paschoal filiou-se ao PP nesta segunda-feira para disputar uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo. A advogada assinou a sua ficha de filiação em uma reunião ao lado de Ciro Nogueira, ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) e presidente do PP.
Nas redes sociais, o senador lembrou que a ex-deputada foi uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). "Temos certeza que, com seu conhecimento e liderança política, a Janaina Paschoal ajudará o Progressistas a crescer com qualidade", escreveu Nogueira em publicação no Instagram.
Janaina foi eleita deputada federal com mais de 2 milhões de votos — marca jamais alcançada por outro parlamentar brasileiro. Na última eleição, sofreu uma derrota amarga ao tentar conquistar uma cadeira no Senado, terminando com 2,07% dos votos válidos.
Sem o mandato, ela trocou a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pela sala de aula, voltando a lecionar na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Em outubro, pediu desfiliação do PRTB e passou a avaliar convite de outras legendas para concorrer ao Legislativo municipal.
Janaina chegou a ser sondada pelo Partido Novo para disputar a prefeitura de São Paulo como vice na chapa da economista Marina Helena. As duas se reuniram no mês passado para discutir a possível parceria.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados