Internacional

Número de mortos em ataque em Moscou sobe para 115

Um grupo de homens armados invadiu um centro comercial em Krasnogorsk, um subúrbio de Moscou, nesta sexta-feira

Agência O Globo - 23/03/2024
Número de mortos em ataque em Moscou sobe para 115

Pelo menos 115 pessoas morreram e e mais de 145 ficaram feridas no ataque de sexta-feira a uma sala de concertos em Moscou, reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico, informaram as autoridades russas neste sábado, em um novo balanço. Mais de 10 pessoas foram presas após o ataque

Um grupo de homens armados invadiu um centro comercial em Krasnogorsk, um subúrbio de Moscou, nesta sexta-feira. Um grande incêndio — que já foi contido, segundo o governador da capital — consumiu parte do prédio, e cerca de 100 pessoas foram resgatadas pelo terraço do complexo, através de escadas e helicópteros.

— De acordo com dados preliminares, um grupo de desconhecidos de duas a cinco pessoas em uniformes táticos, armados com armas automáticas, abriu fogo contra os guardas na entrada da sala de concertos [do centro comercial]. Depois começaram a atirar nos espectadores no foyer — afirmaram autoridades locais à agência Interfax.

Os bombeiros foram impedidos inicialmente de atuar no combate às chamas por questões de segurança e precisaram aguardar a chegada das forças especiais da polícia. Segundo testemunhas, eles não conseguiam apagar os focos das chamas por causa das altas temperaturas e da dificuldade de acesso ao interior do prédio, que está "completamente" envolvido pelas chamas. O Ministério das Situações de Emergência afirma que 320 pessoas participavam do trabalho, que envolve até helicópteros normalmente usados em incêndios florestais.

Os disparos foram relatados pouco antes do show da band Piknik, que se apresentaria em um teatro localizado no centro comercial. O incêndio foi causado pelos atiradores, que atearam fogo às cadeiras, e as chamas rapidamente se espalharam pela sala de espetáculos e pelo prédio.