Internacional

Vídeos mostram ação de atiradores e incêndio durante ataque em centro comercial em Moscou; assista

Homens armados atacaram sala de concertos minutos antes de show; parte do prédio foi destruída pelo fogo

Agência O Globo - 22/03/2024
Vídeos mostram ação de atiradores e incêndio durante ataque em centro comercial em Moscou; assista

Pelo menos 40 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em um ataque a tiros seguido de um incêndio nesta sexta-feira em Moscou. O atentado ocorreu no centro comercial Crocus City Hall minutos antes de um show que seria feito no local começar. Autoridades russas classificaram o caso como um “atentado terrorista”. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que os homens armados chegaram ao complexo e dispararam contra dezenas de pessoas.

“O balanço provisório do atentado terrorista perpetrado no complexo Crocus City Hall é atualmente de 40 mortos e mais de 100 feridos”, indicaram as forças de segurança (FSB), citadas pelas agências de notícias russas. O Ministério das Relações Exteriores atribuiu “um atentado terrorista sangrento” a tragédia, que ocorreu em um auditório de Krasnogorsk, no subúrbio de Moscou.

“Toda a comunidade internacional deve condenar este crime hediondo”, afirmou Maria Zakharova, porta-voz da chancelaria russa, no Telegram. Já o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, anunciou o cancelamento “de todos os eventos esportivos, culturais” e de caráter público durante o fim de semana.

Segundo um repórter da agência Ria Novosti, pessoas em uniformes táticos invadiram uma casa de shows e abriram fogo antes de lançar “uma granada ou uma bomba incendiária, provocando um incêndio”. “As pessoas que estavam na sala se jogaram no chão para se proteger dos disparos por 15 ou 20 minutos” e muitos pegaram “sair rastejando”, disse.

Os serviços de resgate, citados pela agência Interfax, afirmaram que “um grupo de duas a cinco pessoas não identificadas, com uniformes de combate e armas automáticas, abriram fogo contra os agentes de segurança na entrada da casa de shows” antes de “começar a disparar contra o público”.

Segundo o Ministério de Situações de Emergência, os bombeiros conseguiram evacuar uma centena de pessoas que estavam no porão do local.