Internacional
Coreia do Norte dispara ‘míssil balístico não identificado’ no Mar do Japão
Teste do projétil norte-coreano é o segundo deste ano, em resposta aos exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e EUA

A Coreia do Norte disparou um novo míssil balístico “não identificado” no Mar do Japão, nesta segunda-feira (hora local), informou a agência de notícias Yonhap, citando informações do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, sem dar mais detalhes.
O Japão também confirmou o lançamento, e o seu serviço de guarda costeira indicou que o dispositivo havia caído no mar.
O disparo ocorre depois que a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizaram exercícios militares conjuntos anuais, em grande escala, com o dobro do número de soldados, no ano passado.
Pyongyang alertou, na semana passada, que Seul e Washington pagariam “caro” pelos exercícios do “Escudo da Liberdade”. Mais tarde, anunciou que o seu líder, Kim Jong-un, visitou uma unidade de artilharia que, garantiu, é capaz de chegar à capital sul-coreana.
O lançamento do novo míssil norte-coreano coincide também com a visita a Seul do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, para participar na terceira Cimeira para a Democracia, uma iniciativa do presidente Joe Biden.
“Esses lançamentos, tal como os anteriores lançamentos de mísseis balísticos nos últimos anos, violam múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, disse um porta-voz do Departamento de Estado.
Ele acrescentou que os mísseis norte-coreanos “ameaçam” os países vizinhos e “minam a segurança regional”.
O teste do projétil norte-coreano é o segundo do ano, depois de o Norte ter lançado um míssil com uma ogiva hipersônica manobrável em 14 de janeiro.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4É PROIBIDO PROIBIR
STF considera inconstitucional restrição a transporte por aplicativo e garante livre concorrência
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado