Internacional
'A fonte de poder na Rússia é o povo', afirma Putin após ser eleito presidente pela quinta vez
Líder russo teve 87% dos votos após uma eleição marcada pela desqualificação de rivais e convocação de protestos pela oposição
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, agradeceu seus eleitores em um discurso comedido após a confirmação da vitória na votação finalizada neste domingo: segundo a Comissão Eleitoral Central, Putin venceu com 87% dos votos, cerca de dez pontos percentuais a mais do que em 2018.
— A fonte de poder na Rússia é o povo — disse Putin. — E a quem quis suprimir nossa vontade, nossa consciência, ninguém na história jamais conseguiu fazer isso, não aconteceu no passado e nunca vai acontecer no futuro.
Ao contrário da vitória em 2018, quando celebrou a vitória em um discurso perto da Praça Vermelha, o presidente reeleito falou rapidamente na sede de sua campanha, na capital russa. Putin fez uma homenagem aos militares russos que hoje lutam na Ucrânia, afirmando que eles estão "na primeira linha de defesa do país", e que garantem a segurança de todos. Ao falar da eleição, disse que a participação contudente, de 74%, demonstrou a consolidação da sociedade, e que os russos "sentem que muito depende deles" em um momento difícil para a Rússia.
— A alta participação eleitoral está ligada aos eventos dramáticos que o país vive hoje — disse o presidente reeleito. — Obrigado a todos os russos pela confiança, farei tudo ao meu poder para cumprir tarefas e objetivos prioritários.
Mais lidas
-
1REVIRAVOLTA
CSE anuncia pelas redes sociais continuidade da Diretoria para o Biênio 2025/2026
-
2MAIS DE 3 MIL INSCRITOS
Secretária confirma que ninguém recebeu comprovante de inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida em Palmeira dos Índios
-
3POLÍTICA
PT de Lula e PL de Bolsonaro se unem em acordo para Fundo Eleitoral de quase R$ 5 Bilhões
-
4Expectativas e Bastidores
CSE de Palmeira dos Índios se prepara para eleição da nova presidência no dia 7
-
5REELEIÇÃO
Cidade do Ceará elege prefeito, vice e todos os vereadores do PT