Internacional

Ataque na Somália e eleição na Rússia

liliane.farias 15/03/2024
Ataque na Somália e eleição na Rússia
Ataque na Somália e eleição na Rússia - Foto: Reprodução/internet

Na Rússia, começou, nesta sexta-feira (15), a eleição presidencial, que vai durar três dias.

O presidente Vladimir Putin votou pela internet.

Embora oficialmente existam quatro candidatos, ele é o favorito absoluto, já que, no país, não há liberdade de expressão e opositores são reprimidos.

Alguns atos de protesto foram registrados. Em Moscou, uma mulher despejou tinta verde dentro de uma urna e foi imediatamente detida. Também na capital, outra mulher incendiou uma cabine eleitoral. Em São Petersburgo, uma mulher lançou um coquetel molotov contra a fachada de um local de votação. Autoridades informaram que as autoras podem pegar até cinco anos de prisão. 

A votação ocorre em meio à invasão da Ucrânia, que já completou dois anos.

Na sede da ONU, em Nova York, 56 países condenaram a realização de eleições russas nas regiões anexadas ilegalmente da Ucrânia.

Somália

A invasão ao hotel começou com duas explosões e intenso tiroteio na noite passada.

O prédio fica próximo ao gabinete da presidência da Somália e é bastante frequentado por políticos e funcionários do governo.

O grupo Al Shabaab, ligado à Al Qaeda, assumiu a responsabilidade pelo ataque, que deixou três soldados mortos e 27 pessoas feridas, incluindo três parlamentares e um porta-voz do governo. Após 12 horas de cerco, as forças de segurança somalis informaram ter matado os cinco homens armados envolvidos.

*Com informações da Agência Reuters

Internacional Brasília 15/03/2024 - 21:16 Rádio Nacional / Liliane Farias Pedro Moreira - da TV Brasil* Somália Rússia sexta-feira, 15 Março, 2024 - 21:16 1:30