Economia
Loja sugere comprar ovo de Páscoa com FGTS e cliente faz piada: 'meus pais compravam casa'
Americanas divulgou meio de pagamento em ambiente de chocolates e cartaz viralizou

Os corredores de lojas e mercados estão cheios de ovos de chocolate para a celebração da Páscoa. Em uma Lojas Americanas, um cartaz fixado em um desses ambientes chamou atenção, na última terça-feira, com a sugestão: "Compre com seu FGTS". A proposta foi fotografada e divulgada no X (antigo Twitter) por um consumidor, virando alvo de piadas e indignação de internautas.
"Geração dos meus pais comprava casa com FGTS", escreveu o autor da postagem original, que recebeu 52 mil curtidas e 8 mil compartilhamentos até o momento. Outros internautas concordaram: "A gente vê que o nosso dinheiro não vale nada quando somos incentivados a comprar ovo de Páscoa com o dinheiro do FGTS". E outras comparações geracionais surgiram: "Meu pai comprava casa com participação no lucro que recebia da empresa. Eu recebo um sonho de valsa com recadinho quando bato a meta".
Procurada, a Americanas confirmou a veracidade do cartaz e explicou: "o produto financeiro citado (FGTS) é utilizado de forma ampla por vários setores da economia, inclusive pelo varejo e, com a criação do saque aniversário, passou a poder ser usado para compras em várias categorias de sua rede de lojas". A empresa afirmou ainda que essa é apenas mais uma opção de pagamento.
Pé de Meia: estudantes vão saber se foram contemplados pelo programa a partir da próxima quarta-feira
Rio: Perdas salariais de professores municipais ultrapassam 27%, aponta estudo
O saque-aniversário é uma liberação anual de parte do saldo do FGTS para trabalhadores. Vale lembrar, no entanto, que com a adesão, o trabalhador, mesmo em caso de demissão sem justa causa, só pode acessar a multa rescisória de 40% paga pela empresa ao ser dispensado. Os valores depositados ao longo dos anos de trabalho ficam retidos.
Também é importante considerar que a linha de crédito de antecipação do saque-aniversário do FGTS tem juros, o que não é informado no cartaz. Para especialistas em Finanças, portanto, o uso é arriscado, uma vez que o trabalhador perde sua poupança numa situação de desemprego.
Mais lidas
-
1TELEVISÃO
Luiz Bacci acerta volta à TV meses após deixar a Record
-
2ACIDENTE
Goleiro de futebol amador morre após queda de motocicleta no Sertão de Alagoas
-
3CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA
-
4JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
5GEOLOGIA
Pesquisadores revelam que meteorito que atingiu a Escócia caiu há menos tempo do que pensávamos