Geral

História Hoje: Cristo do Andes

patricia.serrao 12/03/2024
História Hoje: Cristo do Andes

A estátua de bronze de Jesus Cristo, conhecida como Cristo Redentor dos Andes, foi erguida na fronteira entre Argentina e Chile, na Cordilheira dos Andes, como um símbolo de paz e amizade entre os dois países. Inaugurada em 13 de março de 2004, o monumento marca o fim dos conflitos territoriais e foi resultado de um esforço iniciado em 1900, quando o Papa Leão XIII convocou a Igreja Católica a dedicar o ano ao Cristo Redentor.

O bispo argentino Marcolino Benavente liderou a iniciativa, organizando uma comissão para arrecadar fundos. O escultor argentino Mateo Alonso venceu um concurso para o projeto, utilizando bronze fundido de armas do Exército cedido pelo Ministério da Guerra como matéria-prima. A estátua, inicialmente anunciada como a maior da América do Sul com sete metros de altura, foi concluída em fevereiro de 1903.

A apresentação oficial ocorreu em maio de 1903, na presença de autoridades da Argentina e do Chile. Em 1904, o Cristo Redentor dos Andes foi instalado a quase quatro mil metros acima do nível do mar, na Província de Mendoza, com a presença dos chanceleres de ambos os países. Desde então, o monumento simboliza a reconciliação e a união entre Argentina e Chile, permanecendo como um marco histórico e cultural na região.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos Andrade
Publicação web: Patrícia Serrão

Geral Brasília 13/03/2024 - 06:00 História Hoje História Hoje quarta-feira, 13 Março, 2024 - 06:00 2:02