Internacional
Papa Francisco diz que Ucrânia deveria ter coragem para negociar o fim da guerra com a Rússia
O papa Francisco afirmou, numa entrevista para uma emissora de televisão da Suíça, que a Ucrânia deveria ter coragem para negociar o fim do conflito com a Rússia.
Em entrevista concedida para a RSI e que será exibida em 20 de março, o Papa usou a expressão "bandeira branca" para defender uma negociação pelo encerramento da guerra.
A guerra entre Ucrânia e Rússia completou dois anos no mês passado. Na entrevista, o papa questionou quantas mortes a mais o conflito deve provocar se não houver uma negociação. Francisco também afirmou que a Ucrânia deveria buscar ajuda das potências internacionais.
De acordo com a agência italiana Ansa, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o termo bandeira branca foi usado pelo entrevistador e citado pelo papa Francisco como uma forma de indicar que uma trégua pode ser alcançada se houver coragem para negociação.
"Negociar não é render-se", afirmou o Papa na entrevista.
Nos últimos meses, a contraofensiva ucraniana no conflito com a Rússia parece estagnada. O país se vê sem novas armas e novos soldados. O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, tem tentado controlar as mensagens públicas sobre o estado da guerra.
No início deste mês, ele anunciou publicamente um número de mortos para as tropas ucranianas pela primeira vez, dizendo que 31 mil foram mortos desde fevereiro de 2022 - um número que não pôde ser confirmado de forma independente.
Mais lidas
-
1REVIRAVOLTA
CSE anuncia pelas redes sociais continuidade da Diretoria para o Biênio 2025/2026
-
2INSEGURANÇA
Estabelecimentos comerciais são alvos de arrombamentos durante a madrugada em Palmeira dos Índios
-
3BRINCANDO COM O POVO
Inscrições do "Minha Casa, Minha Vida" em Palmeira deixam cidadãos sem comprovante: Denúncia levanta suspeitas sobre falta de transparência
-
4NO ANTARES
Dono de pizzaria é preso por importunação sexual contra funcionária
-
5CENTENÁRIO DE ARAPIRACA
10º Prêmio Homens e Mulheres de Sucesso 2024 define atrações e reforça homenagens ao centenário de Arapiraca