Internacional

Nove pessoas morrem e 78 são internadas após comerem carne de tartaruga, em Zanzibar

Elas foram vítimas de quelonitoxismo, um tipo de intoxicação alimentar

Agência O Globo - 10/03/2024
Nove pessoas morrem e 78 são internadas após comerem carne de tartaruga, em Zanzibar

Nove pessoas morreram, incluindo oito crianças, e 78 foram hospitalizadas depois de comerem carne de tartaruga marinha na ilha de Pemba, em Zanzibar. Elas foram vítimas de quelonitoxismo, um tipo de intoxicação alimentar. Mortes por essa causa não são inéditas no arquipélago, que fica na Tanzânia. As informações foram divulgadas pela Associated Press (AP), após confirmação das autoridades locais.

Saiba quais: Negociações de cessar-fogo entre Israel e Hamas estão paralisadas por divergências em termos do acordo

Yazan Kafarneh: O menino de 10 anos que se tornou o rosto da fome em Gaza

Considerada uma iguaria na região, a carne de tartaruga demanda cuidado justamente pelo risco de envenenamento. Outro caso recente aconteceu em novembro de 2021, quando sete pessoas morreram em Pemba.

As mortes de agora foram confirmadas pelo médico Haji Bakar, do distrito Mkoani. Segundo os relatos, a tartaruga foi consumida na terça-feira passada (5). O adulto faleceu na sexta-feira (8), e era a mãe de uma das oito crianças mortas. Os testes laboratoriais, afirmou Bakar, atestaram o envenenamento pela carne da tartaruga.

Diante do caso, as autoridades de Zanzibar divulgaram uma mensagem pedindo que as pessoas evitem o consumo de tartaruga no local.